Flores comestíveis: conheça as melhores e como inserir no dia a dia

Além de serem enfeites bonitos para alguns pratos, existem muitas flores consideradas comestíveis no mercado

Da Redação


Além de chamarem a beleza pela estética, existem diversas flores no mercado que podem ser ingeridas também. Não só na decoração de muitos pratos, mas também diversas espécies costumam agradar pelo paladar.

 

Mesmo que esteja muito em alta, principalmente na confeitaria, o costume de inserir flores na alimentação é mais antigo do que se pensa. Este começou em meados da Idade Média, quando os romanos cultivavam espécies de violetas para incluí-las em seus pratos.

 

Porém, por serem delicadas, exigem alguns cuidados. O primeiro é selecioná-las somente na hora de servir e montar os pratos. O outro é quanto a deixar de molho. Por conta das pétalas, caso fiquem de molho, ficam murchas, o que afeta a aparência e o sabor.

 

Existem diversas flores que podem ser inseridas na alimentação para as mais variadas necessidades e pratos.

 

Amor-perfeito

Pequena e delicada, a amor-perfeito tem um sabor suave e adocicado. Esta flor é muito utilizada em pratos doces e drinks, mas também é possível encaixá-la em saladas. Geralmente roxas, são muito bonitas e usadas para ornar. 

 

Tagetes

Diferentemente do exemplo anterior, este tipo de flor tem um gosto mais forte e amargo. Na culinária, é comum ver seu uso em sopas e saladas. Além disso, de origem mexicana, seu gosto costuma lembrar o do açafrão, podendo ser uma alternativa para o famoso tempero.

 

Capuchinha

Muitas pessoas que comem esta flor acreditam se tratar de pimenta. Mesmo que não tenha familiaridade, o gosto realmente traz esse toque apimentado. Geralmente, é utilizada para harmonizar pratos frios, além de saladas e vinagres. Quanto ao gosto, costuma lembrar um pouco o agrião, sendo uma opção mais destinada a pratos salgados, e não doces.

 

Flor-de-mel

Como o nome já sugere, é uma flor com um gosto bastante adocicado. Além disso, o seu cheiro remete bastante ao cheiro do mel, o que sugere o nome. Esta é utilizada em sopas, sobremesas e até mesmo em peixes, para trazer um toque mais agridoce para a receita.

 

Rosas

Frequentemente utilizadas em sobremesas, especialmente em bolos, as pétalas de rosas conferem um toque de beleza e sofisticação aos pratos. A confecção de geleia é uma opção interessante, com o sabor variando conforme a espécie da rosa, podendo ser mais doce ou amargo.

 

Neste caso, as rosas são mais fáceis de encontrar do que outros tipos de flores. Basta ir a alguma floricultura, como uma floricultura em Santo André

 

Cravina

O gosto da flor é semelhante ao do cravo-da-índia. A cravina, conhecida por seu aroma marcante, pode ser incorporada ao açúcar para a preparação de bolos e harmoniza muito bem com saladas. Como o nome já sugere, é parente da especiaria, tão utilizada na cozinha, principalmente na oriental.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários