Acadêmico do curso técnico em agronegócio ministra palestra

Bete Lopes


Nesta quinta-feira (28), o Acadêmico Flávio Cardoso de Brito, aluno do Curso Técnico em Agronegócio, da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, juntamente com a Engenheira Agrônoma Micheline Tondinelli, ministraram uma palestra para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), estando presente no local, profissionais que atendem nesta unidade, psicóloga Gisele Gotardi Gomes, enfermeira Graziela Braz da Silva e pacientes.

No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no País, e faz parte da reforma psiquiátrica no Brasil. O CAPS de Nova Andradina foi implantado no ano de 2004 e é a referência em saúde mental no município, sendo responsável principalmente em acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território, segundo os preceitos do Ministério da Saúde.

O CAPS é constituído atualmente por uma equipe multidisciplinar de profissionais, contando com uma médica generalista, uma médica psiquiátrica, uma enfermeira, um assistente social, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, um educador físico, além dos serviços básicos de unidade de saúde, como recepção, serviços básicos de saúde e técnica de enfermagem. A coordenadora do CAPS é a médica Vera Lúcia Battistetti.

O CAPS de Nova Andradina preocupa-se com o atendimento individual, mas principalmente com atendimento em grupos, possui várias atividades voltadas ao tratamento e acompanhamento dos pacientes portadores de doença mental, entre eles: grupos de caminhadas, grupos terapêuticos, grupo vocal e oficinas de artesanatos, além das consultas médicas, acolhimentos do pacientes encaminhados da atenção básica e assistência básica de enfermagem.

Colaborando com o projeto de horticultura que vem sendo desenvolvido no CAPS pelos profissionais da unidade, o aluno demonstrou técnicas de cultivo orgânico, visando à sustentabilidade do município de Nova Andradina-MS, durante a palestra foi demonstrado como reutilizar a pets de maneira sustentável, através do cultivo de hortaliças em pets. Atualmente os pets vêm sendo um dos componentes que vem gerando um impacto ambiental no meio ambiente.

O objetivo do projeto desenvolvido pelos profissionais do CAPS é desenvolver três aspectos importantes nos pacientes: o aumento da autoestima, a criação da horta, estimulando uma alimentação mais saudável, e a sustentabilidade com a utilização das garrafas pet.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!