Prefeito, vice e Secretário de Finanças poderão ter problemas com a CGU e MPF

Redação


O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), que visa assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

Segundo informações obtidas junto aos quatros vereadores de oposição, Jeová do Minerva, Cícero leite, Ney Olegário e Edmilson Gaisero, as denuncias de desvio de finalidades já estão sendo formuladas pelo assessor jurídico dos vereadores, que pretendem encaminhá-las a CGU, e ao Ministério Publico, para averiguação de possíveis desvios de finalidades dos recursos já liberados, mas que não estão sendo aplicados corretamente. As suspeitas é devido haver indícios de fraudes nos moldes de aplicação dos convênios, maculados pela Secretaria Municipal de Obra e Agricultura, responsável pela aplicação dos recursos, desde a gestão do antigo secretário Jose Miguel dos Santos, que hoje é candidato a prefeito pelo PDT.

Os projetos que estão na mira dos vereadores são os de pavimentação asfalticas das vilas, Maria Gonçalves, Nidio Boffo e Cantidiano Duarte, que foram apenas iniciados, e a indícios de desvios de recursos para finalidades não previstas no objeto dos convênios. Outros dois projetos são, um do Ministério da Integração Nacional, através da Defesa Civil, que liberou Um Milhão de Reais em 2011, a qual já foram licitados, e esta sobre investigação sigilosa por parte do MPF, e outro do MAPA – Ministério da Agricultura e do Abastecimento, que liberou 243 mil reais para reforma de pontes e estradas, sendo que o objeto desse convenio, será confrontado com o da defesa civil, pois existe suspeitos de duplicidade de serviços.

Mas os Edis ainda afirmam que vai buscar informações junto ao Ministério da educação para saber o real porque, do atraso na construção de uma creche no município, que esta paralisada desde de 2008, alem disso, os vereadores vai apurar a fundo a aplicação de recursos oriundos de projetos firmados junto ao Governo do Estado através de emendas parlamentares.

Os Vereadores acreditam que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, saibam se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.

Assessoria
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!