Diretora da Petrobras elogia parceria do Estado e garante obras da UFN III

Assessoria


Durante a solenidade de assinatura de convênio para a realização do projeto “Gerando Futuro”, a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, elogiou o trabalho de parceria do Governo do Estado para a instalação da Unidade de Fertilizantes da Petrobras (UFN III) em Três Lagoas e garantiu o andamento das obras.

“O governo tem tido um trabalho de parceria com a Petrobras. Para a instalação desta unidade temos diversas interfaces e o governador tem sido proativo, um grande executivo para o andamento destas obras”, ressaltou Maria das Graças Silva Foster. A executiva da Petrobras disse que não será a primeira vez que estará em Três Lagoas, já que vai acompanhar de perto as obras daquela unidade. De acordo com a diretora, o lançamento da pedra fundamental está dependendo de ajustes nas agendas do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e da presidente Dilma Roussef.

Maria das Graças Silva Foster ressaltou, ainda, que não haverá qualquer tipo de corte no projeto da unidade de fertilizantes. “Todos os contratos estão assinados e o plano de negócios da UFN III foi totalmente preservado. Não existe nenhum corte”, assegurou. Segundo a diretora, as obras de terraplenagem já começaram com previsão de término em junho do ano que vem. No próximo mês, as empreiteiras formadas dentro de um consórcio já vão começar a atuar. “Eles já estão se mobilizando e vão subcontratar empresas que necessitam de trabalhadores com alto nível de exigência de mão de obra. É por isso que precisamos da força de trabalho de Três Lagoas para não precisar importar esta mão de obra”, admitiu.

A vice-governadora destacou a parceria do governo do Estado, lembrando o processo desde o início da implantação da Unidade de Fertilizantes com a compra da área no Distrito Industrial, num aporte financeiro de R$ 4 milhões do Estado e R$ 1 milhão da Prefeitura Municipal. “A cidade está preparada para receber este empreendimento e o governo estadual estará apoiando este projeto para dar quantas chances forem necessárias aos jovens. A harmonia desta parceria se dá pela escolha de Mato Grosso do Sul para ser piloto de um programa inovador como o Gerando Futuro. Isso mostra a confiança que a Petrobras e o governo federal têm no estado”, ressaltou Simone.

Esta parceria com a Petrobras garantiu celeridade em todo o processo de discussões para a vinda do empreendimento a Três Lagoas. O pedido de licença prévia da fábrica de fertilizantes foi solicitado ao Imasul em agosto de 2010. Em setembro uma audiência pública foi realizada em Três Lagoas para discussão do projeto e no dia 18 de janeiro deste ano a empresa apresentou pedido de Licença de Instalação ao órgão do governo estadual, concedida em 22 de fevereiro.

Para a prefeita Márcia Moura, esta será a oportunidade de desenvolver ainda mais a cidade. “Sabemos da nossa logística, mas sabemos da sua força, do governador e a vice-governadora que não mediram esforços para trazer esta unidade para cá. Três Lagoas é a cidade da oportunidade e com sustentabilidade vamos chegar a valorização digna da cidadania”, destacou.

Unidade

As obras da fábrica de fertilizantes já começaram e estão com mais de 20% da etapa de terraplenagem concluídos. Pelo menos 246 pessoas trabalham nesta fase da obra.  Maria das Graças Foster informou que junto com esta etapa chega também a qualificação da mão de obra. A Petrobras vai priorizar a contratação da mão de obra local, que deve ser capacitada para as necessidades do empreendimento, por meio do Promimp. A construção da unidade deverá ser concluída no segundo semestre de 2014, gerando cinco mil postos de trabalho em seu pico.

Localizada no Distrito Industrial de Três Lagoas, a futura unidade terá capacidade de produção de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 761 mil toneladas de amônia por ano, sendo que desta última, 680 mil toneladas serão utilizadas no processo produtivo de ureia e 81 mil serão comercializadas.

A fábrica será a maior unidade de fertilizantes da América Latina e vai duplicar a produção de ureia no País. Atualmente o Brasil importa 65% da ureia consumida no mercado interno. O investimento total é de R$ 3,897 bilhões, com recursos Petrobras e integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

  

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!