Batayporã realizou audiência pública para discutir Plano de saneamento básico

Assessoria


A Prefeitura Municipal de Batayporã juntamente com a Empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria, da cidade de Londrina/PR, realizou durante a semana passada entre os dias 27 a 30 de agosto mobilizações sociais em vários bairros e assentamento com uma audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico de Batayporã.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o Plano Municipal de Saneamento Básico de Batayporã visa estabelecer um planejamento das ações de saneamento no município, atendendo aos princípios da política nacional de saneamento básico da lei numero 11.445/07 com vistas à melhoria da salubridade ambiental, à proteção dos recursos hídricos e à promoção da saúde pública, onde todos os municípios do pais terão que ter o plano municipal até o ano de 2014.

A necessidade da melhoria da qualidade de vida aliada às melhores condições de saneamento básico e saúde ambiental é de fundamental importância para manutenção da vida e recursos naturais, são um conjunto de necessidades para adotar uma política de saneamento básico adequada, considerando os princípios da universalidade, equidade, desenvolvimento sustentável, disse o secretário Marcos Barbosa.

A falta de planejamento municipal e a ausência de uma análise integrada conciliando aspectos sociais, econômicos e ambientais resultam em ações fragmentadas nem sempre eficientes que conduzem para um desenvolvimento desequilibrado e com desperdício de recursos.

A falta de saneamento ou adoção de soluções ineficientes traz danos ao meio ambiente, como a poluição dos corpos hídricos e a poluição do solo que, influenciam diretamente na saúde pública em contraposição, ações adequadas na área de saneamento reduzem significativamente os gastos com serviços de saúde.

Na oportunidade o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Desporto e Lazer Marcos Barbosa Pereira, representou o prefeito Edson Ibrahim, do PMDB na audiência, pois o mesmo estava em viajem.

Em sua fala, o secretário disse que o prefeito tem uma enorme preocupação com os munícipes em uma melhor qualidade de vida. Ele destacou ainda que o município de Batayporã é um dos municípios do estado que vem trabalhando para o desenvolvimento do plano municipal. Marcos Pereira lembrou ainda que o município que não tiver o plano não terá como captar recursos para o saneamento básico, água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!