O dia 2 de outubro de 1974 é uma das datas mais importantes da história do Santos. Na ocasião, o Peixe não levantou nenhuma taça. Porém, há exatos 38 anos, uma das páginas mais gloriosas da história do futebol brasileiro chegava ao fim. Nesta data, o Rei Pelé entrou em campo pela última vez com a camisa 10 santista, na vitória sobre a Ponte Preta, por 2 a 0, na Vila Belmiro.
O Atleta do Século XX relembrou o fato através de sua página no twitter. “Meu último jogo com o Santos foi nesta data no ano 1974. Lágrimas rolavam descontroladas pelo meu rosto. Marcou o fim de 18 anos com o Santos”, escreveu Pelé, que além da frase, também postou uma foto no microblog.
O Rei se despediu do Alvinegro Praiano com 21 minutos de jogo, na ocasião. Pelé parou a bola com as mãos, na altura do círculo central e abriu os braços para agradecer aos torcedores presentes a Vila. Emocionado, o eterno camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira ainda correu pelo gramado do estádio, antes de seguir para os vestiários da equipe.
Maior artilheiro da história santista, com 1.091 gols em 1.116 partidas disputadas, Pelé colecionou inúmeros títulos pelo clube praiano, com destaque especial para o bicampeonato da Copa Libertadores da América e, também, do Mundial Interclubes (1962 e 1963).
Vale lembrar que o jogo contra a Macaca não foi a despedida definitiva do Rei dos gramados. Como Pelé aceitou o convite do New York Cosmos para voltar a jogar em 1975, para difundir o esporte nos Estados Unidos, o maior atleta de futebol de todos os tempos só se aposentou oficialmente no dia 1 de outubro de 1977. Na oportunidade, o Cosmos venceu o Santos, por 2 a 1, com Pelé atuando um tempo por cada time.
Gazeta Esportiva
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!