Planejamento de colheita

Dicas para um bom Planejamento no Setor Sucroalcooleiro

Redação


Todas as organizações sucroalcooleiras trabalham com planejamento de safra, buscando uma melhor logística de transporte, bom rendimento da matéria prima e o processo industrial em total sinergia com os demais elos da cadeia produtiva.

Dentre estes fatores está à determinação da colheita das variedades Precoces, que devem ser colhidas no inicio da safra, que correspondem aos meses de Abril – Junho, as variedades Médias, que devem ser Colhidas no período de Julho – Setembro, e as Variedades Tardias que são colhidas nos meses de Outubro – Novembro.

Estas estratégias de colheita são traçadas visando uma melhor distribuição dos equipamentos e/ou máquinas, diretamente ligadas ao raio médio de atuação, para uma uniformidade na moagem da usina, e buscando minimizar os custos, e principalmente trazer uma matéria prima com alto teor de sacarose para a indústria, obtendo assim um maior volume de produção de açúcar e etanol por tonelada de Cana.

Dentro deste processo que envolve toda essa Logística de Transporte e aumento do índice de Açúcar Total Recuperável (ATR), existe uma ação que requer um cuidado todo especial por seu alto custo, a aplicação de maturadores, visando o inicio da safra mais cedo, e hoje muito usado nas usinas .

Sabendo da deficiência que o setor sucroalcooleiro possui em obter variedades que acumulam alto teor de ATR para inicio de safra, e outro fator diretamente ligado é a condição climática, fator este que não esta sob controle, podendo variar e influenciar no processo produtivo.

O planejamento de safra busca também o cumprimento de um cronograma financeiro, tendo em vista o alto fluxo de caixa que tem as usinas, pois seu processo é caro e as variações do mercado implicam diretamente neste cronograma.

Com rendimento estimado, e metas para o inicio e término de safra, busca-se promover um período de manutenção entre safra, que seja eficiente para as revisões necessárias, compreendendo todas as instalações e áreas de apoio.

Alunos: Zerenato Moreira, Bruno Souza, Samir Nascimento, Elizeu Bardelli.
Orientador: Prof.: Fabiano Greter Moreira

 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!