Horário de verão começa no dia 21 para o Centro-oeste, Sul e Sudeste do Brasil

Redação


A partir da meia noite do próximo dia (21), os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões centro-oeste, sul e sudeste do Brasil.

A medida, que começa cinco dias depois do que no ano passado, vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2013.

O principal objetivo do horário é tornar mais leve as redes de transmissão de energia durante os períodos do dia em que o consumo é mais intenso, como das 18h às 21h.

Um relatório da NOS – Operador Nacional do Sistema Elétrico apontou que, na última edição, a economia equivalente ao consumo de energia de uma cidade do tamanho de Belo Horizonte durante dez dias. Em dinheiro, segundo o Ministério das Minas Energias, a economia foi de R$ 160 milhões.

Diferente dos anos anteriores, a Bovespa afirmou que, este ano, vai manter o horário de funcionamento do pregão, que é das 11h30 às 18h.

No Nordeste, apenas a Bahia vai adotar a medida. Desde 2008, com um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

BBC Brasil
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!