Cidades & Região / Nova Andradina
Cemitério de Nova Andradina tem pouco movimento às vésperas de Finados
“Mesmo com o forte calor, batendo acima dos 38º graus no Vale, milhares de pessoas devem passar pelo cemitério, na próxima sexta-feira”.
José Antônio
O sol intenso, que esta provocando ondas de calor acima dos 38º graus, nesta semana, de acordo com os principais Instituto de Pesquisas Meteorológicas do país, vem assustando muitos familiares e amigos, de pessoas queridas, que já se foram. A onda de calor é um dos principais motivos pelo baixo fluxo de pessoas, no Cemitério Municipal de Nova Andradina (Santa Bárbara), nestes dias que antecedem o Dia de Finados.
Culto tradicional, a limpeza e decoração de túmulos e jazidas, são realizadas faltando de dois a três dias, do Dia de Finados, mas o que pode apurar a reportagem do Jornal da Nova foi um baixíssimo movimento de pessoas, realizando esses serviços.
Apesar do baixo movimento de pessoas nesta quarta-feira (31), é esperado um público maior para amanhã, quinta-feira (01), principalmente no dia de finados, que deve levar mais de 10 mil visitantes ao Santa Bárbara, durante todo o dia. Para aqueles que deixarem as compras de vasos, flores e velas, para ultima hora, vale lembrar que haverá dezenas de barracas de ambulantes que estarão vendendo esses acessórios, nas imediações do cemitério local.
Vendas: O reflexo do baixo movimento pode ser percebido também no comércio de Flores. Duas floriculturas da cidade, sendo Márcia Flores e Flores e Flores, através das proprietárias, afirmaram que as vendas de flores despencou neste ano. Um dos principais fatores é o calor, mas a baixa atividade econômica local e principalmente a concorrência desleal de supermercados na cidade, também contribui para a queda nas vendas.
Dados: Segundo informações do coveiro Celidônio, até hoje, (31), existem 8,480 (oito mil quatrocentos e oitenta) pessoas interadas no cemitério Santa Bárbara. Em média, 28 pessoas são sepultadas por mês, sendo entorno de 336 por ano. Números que crescem a cada ano. Sendo a maioria de idosos, e a minoria de crianças. O maior percentual de sepultados, por morte natural e do sexo masculino.
Entrevistado: Conforme o senhor José Adelson Rodrigues Peixim de 67 anos, as pessoas não podem de maneira alguma, deixar de lembrar, das pessoas queridas que já se foram. E a melhor maneira de lembrar-se das mesmas, é cuidando de seus túmulos, mesmo após décadas.
Desde 1974, José Adelson e familiares freqüentam o Cemitério de Nova Andradina, para limpar os túmulos de 6 de seus entes queridos enterrados por lá, o primeiro, seu pai: João Antônio. “Além de limpar, pintar, também colocamos Vasos, Flores e velas e no dia 02, fazemos presença para realizamos oração” finalizou.
Manutenção: Conforme a reportagem pode apurar, o público que comparecer neste feriado de Finados, vai perceber algumas melhorias no Cemitério Municipal de Nova Andradina. Está sendo feito, através da prefeitura municipal, pinturas do meio fio e túmulos, além da limpeza das ruas internas e demais áreas abrangentes.
Abandono: Um fator que chamou atenção da reportagem é a situação de abandono de centenas de túmulos, senão milhares. Muitos sequer tinham crucifixos, outros com afundamento do solo e a maioria com rachaduras e sujeira, causadas pela marca do tempo. Mas a responsabilidade é dos familiares dos falecidos. Mesmo com pouco movimento, alguns mestres de obras realizavam reparos em túmulos.
Missa: O público também poderá participar da celebração de três missas, sendo duas no cemitério. A primeira com início às 8 horas da manhã, e a segunda às 16 horas. As 18h30 será realizado, no Santuário a ultima missa, sendo a de encerramento da celebração do dia de finados. O Cemitério Municipal Santa Bárbara estará com os portões abertos a partir das 7 horas da manhã de sexta-feira (02).
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!