UEMS recebe 194 novos computadores e aguarda pela chegada de outros 920

Uems


A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que recentemente realizou sua maior compra de livros desde que foi fundada, está em meio a um de seus maiores processo de aquisição de computadores. São mais 1,1 mil novas máquinas adquiridas com fontes estadual, federal e de emendas parlamentares. “É um momento marcante em nossa instituição devido ao volume de investimentos que têm sido feitos em diferentes áreas da Universidade”, diz o reitor da UEMS, Fábio Edir.

Desse total de computadores em processo de aquisição, 194 máquinas já chegaram e estão sendo instaladas nas unidades de Dourados e Ponta Porã. Estas unidades são as primeiras a receberem o equipamento devido ao processo de saneamento que alguns de seus cursos vêm passando durante este ano. “Fazia sete anos que os computadores não eram trocados e a defasagem nos equipamentos acabou desestimulando muitos alunos. Agora a situação é diferente, as máquinas que chegaram têm uma configuração excelente”, diz o coordenador de Ciências da Computação, Nilton César de Paula.

De acordo com Fabrício de Paula, coordenador adjunto de Sistemas de Informação, 150 computadores ficarão na unidade de Dourados e os demais seguem para Ponta Porã. Em Dourados, as maquinas serão distribuídas entre os laboratórios de Ciências de Computação, de Sistemas de Informação, o laboratório interdisciplinar em que os demais cursos poderão agendar para aulas e um laboratório da comunidade que pode ser acessado pelos alunos para usos gerais.

Os novos computadores possuem a seguinte configuração: Processador Intel Core i5 com velocidade de 3,1ghz e 500gb de capacidade de armazenamento de dados. Em relação à Memória Ram, parte dos computadores possuem 4gb e parte 8gb, estes últimos possuem placa de vídeo dedicada de 1gb.

O aluno do segundo ano de Ciências da Computação, Alfred Forster Jr., está entusiasmado com as novas máquinas. “A gente vive o laboratório, então para nós que usávamos as maquinas antigas, com 256 megas de memória e agora temos estas, é um grande estímulo. Quando eu entro aqui agora eu penso ‘essa é a faculdade em que eu quero me formar’”, diz Alfred.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!