Área de milho crescerá em Mato Grosso

Redação


A área de milho, cultura que deixou de ser safrinha e passou a constituir uma segunda safra de grande importância em Mato Grosso, participa cada vez mais da área de soja. No Estado, na safra 2008/09, a área plantada de milho era referente a 29,4% da área de soja, percentual que cresceu ano a ano e na safra atual estima-se cobrir 37% da área da oleaginosa, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – Imea.

A região que mais cobrirá com milho a área da soja é a médio-norte que, após a colheita da oleaginosa em 2013, ocupará uma área estimada em 50,0% da área da soja. A segunda região que mais participa com o cereal sobre a área plantada de 1a safra é a centro-sul, com 39,6% da área. Com clima mais restrito à 2ª safra, as regiões norte, nordeste e noroeste plantam sobre a área de soja os menores percentuais de milho, com 13,2%, 18,1% e 18,7%, respectivamente.

Nos próximos dias alguns municípios estarão próximos do encerramento do plantio e ficarão à mercê do clima, aguardando um restabelecimento da precipitação no Estado. Chuvas na primeira quinzena de novembro serão divisores de águas que determinarão a necessidade de replantio. Essa informação impactará diretamente na consolidação da área para 2ª safra.

Só Notícias
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!