9ª Conferência de Assistência Social busca formatação de políticas para o setor

Para o Prefeito Gilberto Garcia, a presença da Secretária Estadual Tânia Garib é certeza de parceria para a implementação de políticas sociais mais atuantes

Assessoria


Promover uma política saudável, que busque consolidar a inclusão é a preocupação do Prefeito Gilberto Garcia, na área da assistência e promoção social. Dentro deste parâmetro, tem buscado ampliar os benefícios que são destinados à população, especialmente os que necessitam da proteção do Poder Público para que tenham o mínimo de dignidade e exercício da cidadania.

Neste sentido, são inúmeros os programas em andamento, mas como disse na sua saudação, durante a abertura da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, “é preciso avançar mais e vocês que aqui estão, são nossos parceiros na formatação de projetos para que tenhamos uma cidade livre de preconceitos e de desigualdades sociais” falou ele.

A abertura da 9ª Conferência teve a presença da Secretária de Estado Tânia Garib (SETAS), a Primeira Dama Joana D’Arc, a Secretária Maria Eugênia, representando a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Irene de Almeida Saraiva, além do palestrante, especialmente convidado, Dr. Allan Márcio Vieira da Silva, especialista em políticas públicas e palestrante do evento. Ele é de Maringá/PR e exerce o cargo de Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social em sua cidade.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Maria Eugênia discorreu sobre a história recente das políticas sociais, adotadas em níveis de governo. Ao relembrar as ações desenvolvidas ao longo dos anos, destacou Nova Andradina como um município que sempre andou à frente do tempo, “desenvolvendo uma política de assistência social com seriedade e qualidade, voltada para a população em situação de vulnerabilidade e risco social”, destacou. Enumerou ações como O CRAS, CREAS, PETI, Banda Municipal, AABB Comunidade, Projovem, Projeto Conviver, CEAPS, Programa Bolsa Família, BPC, carteirinhas dos idosos e dos deficientes, Projeto de Inclusão Produtiva, Programa Habitacional, formação e acompanhamento de conselhos e comissões.

Maria Eugênia agradeceu a todos os que “edificaram essa trajetória, aos assistentes sociais que lutam pelo fortalecimento daqueles que são vulneráveis, aos oprimidos e aos que vivem na pobreza, aos pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, professores, instrutores, agentes que, no cotidiano, com seus esforços implementam o desafio dessa política”, falou.

Ao Prefeito Gilberto Garcia agradeceu as oportunidades, o respeito que mantém pelos profissionais que atuam na Semcias e principalmente, pela confiança que deposita, proporcionando-lhes oportunidades de se realizarem enquanto profissionais, conscientes do seu dever e da responsabilidade que têm para com o município.

Por sua vez, a Secretária Tânia Garib destacou Nova Andradina como um dos municípios que tem se destacado na adoção de políticas firmes, visando a melhoria da condição de vida das pessoas. Parabenizou a todos os que atuam no setor e enfatizou que é possível realizar sonhos, especialmente quando há determinação, confiança e profissionalismo. Tânia parabenizou o Prefeito Gilberto e toda a equipe e desejou aos promotores, aos conselheiros e participantes um dia muito produtivo.

A Presidente do Conselho, após sua saudação, promoveu a abertura oficial da Conferência, e deixou uma mensagem extremamente positiva para todos os participantes.

O Dr. Allan Márcio falou com entusiasmo sobre o convite recebido para promover a palestra e aproveitou para incentivar a participação de todos nos atos que fazem “a diferença no trabalho social”.

Para o Prefeito o mais importante é verificar a versatilidade dos que trabalham e que complementam com o coração e a mente aberta, as técnicas de atuação em favor da coletividade. “Onde há amor, há respeito e com eles, o sucesso”, finalizou ele.

Houve no início da cerimônia, uma apresentação cultural que marcou pela emoção a todos os participantes: O Projovem, através do Grupo Vocal Novos Sons, interpretou a música Pais e Filhos, composição de Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá, sucesso do Legião Urbana. O Coral tem a coordenação do Professor Alex Augustinho e foi amplamente aplaudido. Ao final, os participantes ofereceram rosas para as autoridades.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!