Escola Municipal Marcos Freire promove gincana

Objetivo é estimular os alunos para o hábito da cooperação

Assessoria


A Rede Municipal de Ensino tem tomado iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, através de práticas que vão desde as pedagógicas às de convivência e estimulo à cidadania.
       

Com o intuito de estimular o espírito de cooperação entre os alunos, a solidariedade, participação, trabalho em equipe, criatividade, superação de desafios e aceitação, através de brincadeiras lúdicas, a Escola Municipal Ministro Marcos Freire promoveu a 1ª Gincana Cooperativista.
       

A gincana aconteceu com a participação de alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e contou com a colaboração de todos os funcionários da escola, além dos representantes da Coopavil, Renato e Sônia. A Coopavil é a cooperativa parceira da escola no Programa Cooperjovem, cujas atividades têm sido de extrema valia para a Escola, inclusive com premiações aos níveis estadual e federal, no resultado das ações praticadas.
       

Tiago Freitas, representante do Sescoop/MS também esteve presente na 1ª Gincana, tanto quanto as representantes da Secretaria de Educação, Luzia Ottersbach e Lidiane Breguedo Moraes.
       

Desenvolvida de forma a que não houvesse ganhadores nem perdedores, as provas tiveram objetivos diversos, mas todos direcionados para o acúmulo de pontos, suficientes para beneficiar todo o grupo e para isso, não era necessária a competição de uns para com os demais.
       

Segundo Delmiro Bonin, diretor da Escola, as atividades que privilegiam os aspectos cooperativistas são fundamentais, por contribuírem com o desenvolvimento do sentido de pertencer a um grupo, para a formação de pessoas conscientes de sua responsabilidade social, pois trabalham respeito, fraternidade, a solidariedade de forma lúdica e altamente compensatória, levando a perceber a interdependência entre todas as criaturas. Nelas ninguém perde, ninguém é isolado ou rejeitado porque falhou. 
       

Quando há cooperação, todos ganham num sistema de ajuda mútua e o Prefeito José Gilberto Garcia tem tido a preocupação de incentivar estas atividades, demonstrando o compromisso com a qualidade do ensino, na busca da formação de cidadãos cada vez melhores.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!