Nacional & Geral / Brasil
Auditores do TCU apontam distorções em preços pagos pelo governo
Da Redação
Em reportagem publicada neste domingo pelo jornal Folha de S. Paulo, uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) detectou distorções sobre as tabelas de referência de preços em gastos do governo Federal. O periódico exemplifica com os gastos com litro de gasolina: em setembro do ano passado, o governo tinha autorização para gastar até R$ 3,76 por litro do combustível no Distrito Federal. No mesmo período, uma pessoa comum conseguia encontrar a mesma gasolina sendo vendida por R$ 2,85.
De acordo com o jornal, a investigação foi conduzida de forma sigilosa e encerrada em janeiro. Os problemas constatados fazem com que o governo pague - em alguns casos, como o da gasolina- uma diferença 30%. O governo federal tem dois sistemas de referência para compras: o Sinapi (com preços de material usado na construção civil) e Sicro (para obras de maior porte).
As tabelas indicam os preços máximos que o governo aceita pagar e servem para orientar empresas em licitações. Segundo a Folha, o TCU concluiu que um de cada três itens das tabelas do Sinapi tem preço mais de 30% acima do cobrado no mercado.
Outros exemplos destacados foram: o preço do cimento asfáltico nas tabelas era 44% maior que o de mercado; com vidro, a diferença era de 62%.
Terra
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






