Tratores deverão ser emplacados a partir de junho sob pena de multa

Da Redação


A pratir de primeiro de junho de 2013 as máquinas e implementos agrícolas fabricadas a partir de janeiro de 2013 deverão ser registradas com emplacamento e Certificado de Registro de Veículos (CRV) como os demais veículos.

A medida faz parte das portarias 429 e 434, respectivamente de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, editadas pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran).

Segundo as portarias, também deverão ser emplacados tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos na área da construção, como guindastes. Para os tratores fabricados até primeiro de junho deste ano, o registro, quando necessário, poderá ser feito sem necessidade de pré-cadastramento.

Na opinião do deputado Valdir Colato (PMDB-SC), as medidas já goram derrubadas anteriormente por serem considerados de difícil cumprimento por parte dos donos dos maquinários.

“O Contran alega que a medida serve para dar segurança nas estradas. Mas por onde os tratores vão trafegar se nem há estradas em condições”, questiona Colatto, membro da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Conforme o AgroOlhar, para transitar nas rodovias, os veículos terão de portar CRV. A identificação do veículo se dará por meio de gravação do número de Identificação do Produto (PIN) no chassi. O não cumprimento destas normas pode representar ao infrator as penalidades e medidas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como multa, apreensão do veículo e remoção.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!