Chevrolet anuncia recall de Onix, Prisma, Cobalt e Spin

Problema está no pedal do freio; Ao todo, 11.521 veículos são convocados

Auto Esporte


A Chevrolet anunciou nesta sexta-feira (14) um recall para os novatos Prisma e Onix. De acordo com a fabricante, foi detectado um problema na soldadgem do suporte do pedal do freio. O defeito pode fazer com o que pedal fique inoperante, impossibilitando o acionamento do sistema de freio. Como consequência, há risco de acidentes.

O chamado envolve unidades fabricadas entre 20 de maio e 8 junho deste ano. Além do sedã e do hatch, a marca convoca ainda proprietários do Cobalt e do Spin, também fabricados entre maio e junho. Ao todo, 11.521 veículos deverão passar por uma inspeção para garantir o funcionamento do pedal de freio. No entanto, a assessoria de imprensa da GM informou à reportagem de Autoesporte que apenas 180 unidades deverão ser efetivamente afetadas com o problemas.

Ainda segundo a GM, a notificação feita pelo Ministério da Justiça na semana passada que cobrava um posicionamento da montadora em relação a um problema na pinça de freio do Cobalt não tem nenhuma relação com este recall.

Os proprietários dos veículos devem comparecer à uma concessionária da marca para fazer a troca do pedal. O serviço demora em média 45 minutos e é gratuito. Para mais informações, os motoristas devem ligar para o telefone 0800 702 4200.
Identificação dos veículos envolvidos:

Chevrolet Onix e Prisma 2013
Chassis: de DG260034 a DG334810
Ano de produção: de 20/05/2013 a 8/06/2013

Chevrolet Cobalt e Spin 2013 e 2014
Chassis: de DB323045 a DB335478 E de EB104832 a EB111963
Ano de produção: de 21/05/2013 A 8/06/2013.

Caso na justiça
A convocação da General Motors vem após a justiça conceder uma liminar determinando que a marca realizasse o recall do sedã Cobalt, por conta de um defeito constatado na pinça de freio do carro. A ação foi proposta pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio motivada por seguidas reclamações de vários proprietários que identificaram o mesmo problema no veículo.

Consumidores informaram que, ao procurar o serviço de assistência técnica da marca, apenas um conserto paliativo com fita dupla face e graxa era realizado na ocasião. Diante do problema, a comissão entendeu que os consumidores foram lesados e que o defeito os expõe à um risco.

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