Antonio Russo homenageia Mato Grosso do Sul pelos 34 anos de existência

Em discurso no Plenário, senador enaltece desenvolvimento do estado

Raquel Madeira


O senador Antonio Russo (PR-MS) destacou os 34 anos de criação de Mato Grosso do Sul, a ser comemorado em 11 de outubro. Da tribuna do Senado, nesta segunda-feira (10), Russo comentou o êxito econômico e social do estado. Segundo ele, a decisão de desmembrar o Mato Grosso foi acertada porque abriu espaços inéditos de desenvolvimento para a região Centro-Oeste.

Russo citou números para destacar a pujança de MS como importante produtor agroindustrial. “Nosso Estado hoje produz 10 milhões de toneladas de grãos por ano, 40 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Nosso rebanho tem a melhor genética do país, com de 22 milhões de cabeça de gado. Temos uma ampla estrutura de serviços. Nosso parque industrial tem crescido a taxas importantes e estamos cada vez mais assumindo um papel relevante no cenário nacional”, afirmou. Ele também ressaltou a transformação na infraestrutura do estado ocorrida nos últimos anos.

O representante de Mato Grosso do Sul citou três projetos estruturantes que estão em andamento: A implantação da rodovia MS-40 (ligação entre Campo Grande - Santa Rita do Pardo- Brasilândia); o Poliduto, ligando Mato Grosso do Sul ao Paraná; e o ramal ferroviário norte-sul ligando Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Brasilândia, Bataguassu, Nova Andradina, Dourados, Maracaju, Jardim até Porto Murtinho, fazendo a integração entre Dourados e Mundo Novo.

Para Russo, estas realizações transformarão a economia local, promovendo incrementos significativos de urbanização, integração e valorização da cidadania. “Estamos nos preparando para ser uma das melhores unidades da federação”.

Antonio Russo, ainda disse ser paulista de nascimento e sul-mato-grossense de coração, afirmando que chegou ao município de Nova Andradina há 40 anos. “Conforme fui acompanhando a história do Estado, meus vínculos afetivos foram crescendo. Hoje, posso dizer que não existe terra melhor para se viver”.

Açougueiro           

O senador também prestou homenagens a duas categorias profissionais. A de engenheiro agrônomo, que comemora seu dia em 12 de outubro e a de açougueiro, cujo dia é celebrado em 09 de outubro. Antonio Russo contou que começou a vida como açougueiro. “Trabalhei com muita garra e dedicação.

Tive audácia e criei grandes oportunidades empresariais. Consegui de açougueiro virar empresário, pecuarista. Fui exportador e pioneiro na abertura da venda de carne brasileira para países do oriente médio. Quero ressaltar, no entanto, que foi lá no início - atrás de um balcão - que observei e aprendi sobre as pessoas.

Por isso me orgulho em dizer que comecei a vida como açougueiro e presto minhas homenagens a esta importante categoria aqui hoje neste Plenário do Senado”.Em relação aos engenheiros agrônomos, Antonio Russo saudou a categoria pela “imensa contribuição que deu à modernização da agricultura brasileira”.

O discurso do senador Antonio Russo foi parabenizado em apartes dos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Alvaro Dias (PSDB-PR), Ana Amélia (PP-RS) e Aníbal Diniz (PT-AC)

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!