Laboratório Municipal de Nova Andradina se alinha entre os melhores

São realizados em média 7.200 exames mensais atendendo cerca de 1900 pacientes/mês

Assessoria


Em Nova Andradina, saúde pública é questão prioritária. Todos os serviços são colocados à disposição da população em larga escala. São 11 postos de saúde, distribuídos pelos bairros, para ficar bem perto da população. Além deles, há a Clínica da Mulher, o Centro de Especialidades Médicas, o Centro de Especialidades Odontológicas com o Plantão odontológico que privilegia o trabalhador, com atendimentos noturnos e aos sábados; há o Centro de Reabilitação (CRENA), e o Hospital Regional que atende também os plantões 24 horas, com emergências e pronto socorro. A Saúde é dotada de ambulâncias, UTI móvel e no Corpo de Bombeiros há o veículo preparado para resgates emergenciais. Foi diminuído drasticamente o envio de pacientes para outros centros, mas quando isto é absolutamente necessário, conta-se com ambulâncias devidamente equipadas.

O Laboratório Municipal é uma das unidades de saúde que tem se esmerado no atendimento à comunidade, dando o devido suporte aos médicos e profissionais, para a realização de diagnósticos acurados. De acordo com o coordenador do Laboratório, Farmacêutico Bioquímico Paulo Mazeti Esteves, há 17 anos atuando no local, são atendidos mensalmente, cerca de 1.900 pacientes, realizando 7.200 exames. Diariamente, são de 90 a 95 pacientes atendidos. A equipe é formada por profissionais como o Farmacêutico Bioquímico Vitor Antonio Tomazinho, a farmacêutica bioquímica Querina Porfíria Pereira, a biomédica Ana Paula Avenia; a técnica de Laboratório Vilani Rodrigues Nogueira; Osvaldo Vanderlei, auxiliar de enfermagem; Aline Santana Casas, auxiliar de serviços de saúde; Ivone Estevo de Jesus, auxiliar de Laboratório; Sidalva Pires Prado, asb; Lucimar Maria de França, auxiliar de Laboratório; Rosilene Rodrigues Santos, agente administrativo; Márcia de Oliveira Agueiro, auxiliar de laboratório; Paulo Moreira, auxiliar de serviços de saúde. “Como esta equipe coesa e responsável, o trabalho flui de forma tranqüila”, diz o coordenador.

Com o objetivo de tornar o Laboratório Municipal apto a se destacar como um dos melhores do Estado, o Prefeito José Gilberto Garcia determinou que fossem realizados estudos para a aquisição de equipamentos e instrumentos, compatíveis com o novo prédio que está sendo construído, cujo projeto é um dos mais modernos de toda a região.

Foram então solicitados e já está em fase final de licitação, um analisador automático para bioquímica, que vai processar até 300 amostras por hora; um coagulômetro para realização das provas completas de coagulação; um aparelho fotômetro de chama para realização de exames de sódio, potássio e lítio; uma estufa de secagem e esterilização autoclave; um destilador de água e mais dois microscópios.

Ainda conforme explica o Coordenador, estes instrumentos e equipamentos serão suficientes para tornar o laboratório mais ágil em sua atuação e favorecerá a realização de exames mais acurados, com a garantia de resultados. Recentemente foi adquirido um aparelho denominado K X, que é utilizado em hemogramas, cuja capacidade é suficiente para realizar 60 exames por hora. Para todos os tipos de exames, são utilizados reagentes originais, o que garante a qualidade do trabalho oferecido.

Integrando esta nova fase de revitalização do Laboratório, foram adquiridos novos computadores e impressoras, e um novo programa que está sendo implantado, para agilizar a digitação dos exames.

O resultado dos esforços empreendidos pela atual administração vem promovendo resultados altamente positivos e de acordo com o Secretário Tito José, da Saúde, “nosso Laboratório está equipado com o que há de melhor e estamos avançando, atendendo a determinação do Prefeito Gilberto, para proporcionar à população de Nova Andradina, o que há de melhor em saúde”, disse ele.

Para Gilberto que tem investido como nunca se fez antes no Município, no setor de Saúde, “atender bem à comunidade é nosso dever, e saúde é uma das nossas grandes prioridades”, concluiu ele.

Os exames realizados no Laboratório Municipal vão desde os mais comuns como hemogramas, glicose, colesterol total e frações, triglicerídeos, urina, fezes, creatinina, até os que detectam doenças mais graves, portanto estando preparado para atuar como o grande coadjuvante dos profissionais da saúde. São cerca de 38 tipos de exames realizados no local.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!