As mais de 100 famílias que invadiram uma propriedade da Secretaria do Patrimônio da União, em Iaras (SP), no último sábado (18), continuam no local neste domingo (19). As terras têm aproximadamente 10 alqueires e fica na área urbana. A manifestação, que começou por volta das 2h do sábado, continua pacífica.
De acordo com a Polícia Militar de Avaré, as famílias estão se instalando no local com barracas de estaca e lona. Os manifestantes são moradores do município e reivindicam a área para a construção de casas. Eles dizem não ter ligação com o Movimento dos Sem Terra (MST).
Representantes estão realizando cadastros dos interessados na terra. Eles querem dividir e distribuir lotes para a população. No início da tarde deste sábado mais de 200 pessoas já haviam feito cadastro. Ainda de acordo com os representantes, as famílias pretendem ficar na propriedade até que ela seja repassada ao município.
A assessoria de imprensa da Secretaria do Patrimônio da União informou que, caso a Prefeitura de Iaras tenha interesse na área, é necessário primeiro elaborar um projeto. O documento deve conter o pedido de doação das terras. Só depois disso será analisada a possibilidade de repasse da propriedade para o município.
A PM informou que não recebeu ainda nenhuma notificação do Governo Federal. Na Prefeitura de Iaras, ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!