Governo Municipal realiza mutirão em Nova Casa Verde

Ações de combate à dengue estão sendo intensificadas em todo município

Da Assessoria


Por determinação do prefeito Roberto Hashioka, o distrito Nova Casa Verde recebeu mais um mutirão de combate à dengue. Durante três dias, equipes do Departamento de Controle de Vetores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram diversas visitas domiciliares.

Na ocasião, também foram identificados focos de reprodução de mosquitos, eliminados depósitos móveis e realizado tratamento químico de depósitos fixos, além de ações de orientação à população. A iniciativa também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec).

O mutirão contou com a participação de um supervisor de área, 20 agentes de controle de vetores e 25 agentes da campanha “Cidade Limpa”, que é promovida pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Durante a ação foram eliminados 3.934 depósitos e tratados quimicamente, através de veneno para larvas, 148 criadouros. Em 61imóveis foram encontradas larvas de Aedes Aegypti - espécie transmissora da Dengue, Febre Amarela e Chikungunyia-, totalizando 78 depósitos com reprodução.

O Ministério da Saúde estabelece que o índice larval acima de 1,0% oferece risco para Dengue. Já o índice de infestação larval registrado no distrito foi de 4,45%. “Isso deve ser utilizado como incentivo por cada morador para que faça a vigilância de 10 minutos por semana no seu imóvel”, frisou Jhoy Alves, coordenador de controle de vetores.

O profissional alertou ainda para que todos tampem os suspiros das fossas, pois elas também servem de criadouro. Os suspiros podem ser fechados através de peça comprada nas lojas de construção ou por meio de garrafa pet com ponta para baixo. Nos dois modelos devem ser feitos pequenos furos para saída do gás.

“O Governo Municipal, através da Coordenação de Controle de Vetores e Centro de Controle de Zoonoses, tem feito o que lhe compete e clamamos para que nossos munícipes exerçam também seu papel nesta luta”, complementou o coordenador de controle de vetores.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!