CNJ autoriza fechar comarca de Angélica

Da Redação


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu procedimento aberto pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) contra a desinstalação das comarcas de Angélica e Dois Irmãos do Buriti. A decisão foi tomada nesta terça-feira (11).

Por meio da assessoria de imprensa, o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, disse que estuda as medidas cabíveis em relação à determinação.

Discussão
No dia 10 de julho de 2013, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul decidiu extinguir as duas comarcas alegando que elas têm quantias inexpressivas de serviços e o custo de manutenção anual delas é maior que a receita gerada.

O órgão também defendeu que Angélica e Dois Irmãos ficavam próximas a comarcas mais movimentadas. Outro ponto analisado pelo Judiciário estadual foi que havia cidades que precisavam de novas varas e por conta disso não havia necessidade de manter aquelas que não estavam rendendo.

>>Leia também
Liminar impede desinstalação das comarcas de Angélica e Dois Irmãos
Protesto bloqueia MS-141 por 4h em Angélica
Aprovada a desinstalação das comarcas de Angélica e Dois Irmãos

Foi então que a OAB-MS entrou com pedido no CNJ tentando barrar o fechamento junto com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

No dia 6 de agosto de 2013, o Conselho tomou decisão em caráter liminar que suspendia a extinção até que o caso tivesse sido analisado definitivamente, o que ocorreu nesta terça-feira.

O presidente do TJ-MS, Joenildo de Sousa Chaves, diz que com a decisão, o tribunal dará continuidade aos estudos que estavam sendo feitos para instalar varas em locais em que haja mais prioridade.

Com informações G1/MS

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!