Leia a coluna de Roberto Costa

*Roberto Costa


Choque... no bolso I – Os deputados poderão analisar o Projeto de Decreto Legislativo (PDC), que suspende os efeitos de despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no qual é negado o ressarcimento aos consumidores de valores a maior cobrada nas contas de luz.

**

Choque... no bolso II – O despacho da Aneel resultou de processo que pedia o reconhecimento da agência da aplicação retroativa de correções em fórmulas de cálculo da tarifa cobrada pelas distribuidoras de energia elétrica. A retroatividade atinge o período de 2002 a 2009.

**

Choque... no bolso III – A polêmica surgiu na época da Comissão Parlamentar de Inquérito das Tarifas de Energia Elétrica, quando a auditoria do Tribunal de Contas da União descobriu o erro de metodologia de reajuste tarifário que beneficiou as distribuidoras.

**

Choque... no bolso IV – Segundo os deputados, as próprias distribuidoras se dispuseram a ressarcir os consumidores em audiência pública realizada pela CPI em 2009. Os valores calculados eram de R$ 1 bilhão ao ano nesse período. Após 2009, os contratos foram corrigidos pela Aneel.

**

Terminologia – Quando o consumidor é flagrado fazendo “gato”, ou seja, furtando energia, ele comete um crime passível de ação policial e/ou judicial. E quando o consumidor é “lesado” pelas distribuidoras?

**

O substituto – O próximo secretário municipal de Relações Institucionais da Prefeitura de Campo Grande, aquele que irá substituir o suplente de senador Pedro Chaves, será indicado pelo Partido dos Trabalhadores.

**

Conivência I – Pessoas motivadas por paixões políticas estão colaborando com a impunidade e perpetuação da propina (mensalão) denunciada pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, do PTB.

**

Conivência II – Ora, se estão arrecadando dinheiro para o pagamento das multas aos condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a quem cabe apurar o crime de afronta ao Poder Judiciário?

**

Boca de siri – Dizem que não existe segredo entre duas pessoas. E quando são três ou mais pessoas participando da mesma reunião? Então não é verdade que “em boca fechada não entra mosca”.

**

Porta-voz - Segundo o senador Delcídio do Amaral, o ministro Aloizio Mercadante formalizou convite ao governador André Puccinelli para sair candidato ao Senado na chapa encabeçada por ele (Delcídio), abandonando de vez o apoio ao ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB).

**

Coalizão – Paulo Duarte, prefeito de Corumbá e presidente regional do Partido dos Trabalhadores, é outro que defende a composição PT/PMDB em Mato Grosso do Sul a fim de fortalecer o projeto Dilma Rousseff no Estado.

**

Internet - As desgraças das crises são fabricadas pelos políticos, calculadas pelos economistas, anunciadas pelos jornalistas e ratificadas pelo povo! O autor da frase não ensina como identificar “um político honesto”.

**

Don Geronynimo – “Devido ao aumento da gasolina, de energia, dos salários dos políticos e da corrupção, informamos que a "luz do fim do túnel" foi cortada.”

*Radialista e jornalista, com atuação efetiva em canais de comunicação, como rádios, TVs, sites e jornais. Reside e trabalha em Campo Grande.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!