Arquivo Público realiza inventário histórico

Da Assessoria


A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul (FCMS), através do Arquivo Público Estadual, realiza nesta semana o “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” com o levantamento do acervo histórico de Nova Andradina.

A equipe formada pelas historiadoras Áurea Coeli e Lira Dequech realizará levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições públicas dos municípios. O projeto registrará, através de inventário, os documentos de nossa historiografia, desde a fundação da primeira vila, incluindo os das gestões atuais, considerados de conteúdo histórico e que não podem sofrer descaso ou descarte.

Em Nova Andradina, as historiadoras visitaram o Museu Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade e puderam conhecer a exposição de objetos que pertenceram aos pioneiros, além de documentos referentes a historia da cidade.

“O inventário propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da massa documental produzida pela administração pública. A partir desta ação os gestores poderão visualizar com clareza a situação real da documentação e traçar diretrizes para a gestão, preservando a memória”, explicou Lira Dequech, coordenadora do Arquivo Público Estadual.

“Cada cidade visitada recebe um manual com informações básicas a respeito da instalação de um Arquivo Municipal, incluindo uma minuta do projeto de lei para a criação deste, além da assessoria permanente do Arquivo Público Estadual”, complementou Lira.

O Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul pretende ainda abranger os documentos do Poder Executivo e Legislativo, com precedente para algum acervo particular que se tenha notícia e que seja importante na formação da história do Município ou Estado.

Após inventariar a massa documental e registrar todo o trabalho, o Arquivo Público Estadual publicará o resultado no formato de um catálogo. Com os documentos revelados ao público, a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior, garantindo elementos para a adesão a uma política de preservação dos acervos.

Serviço

Outras informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo, ou pelo telefone 3316-9167.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!