Governo apresenta balanço sobre infraestrutura para escoamento da safra

Da Redação


Os ministros da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, dos Transportes (MT), Cesar Borges, e da Secretaria Especial de Portos (SEP), Antonio Henrique Silveira, realizaram, nesta terça-feira (6), o balanço das ações conjuntas adotadas para evitar congestionamentos nas vias de acesso ao Porto de Santos.

Os planos foram elaborados devido aos gargalos apresentados no escoamento da safra anterior, em 2013. Para a safra de grãos 2013/14 as três pastas elaboraram planos de ação visando evitar a repetição de problemas. Em março deste ano, o movimento de cargas no Porto de Santos foi recorde; 10,4 milhões de toneladas. Segundo a Secretaria de Portos, 95% dos caminhões com destino ao Porto de Santos estavam agendados em abril.

Os principais pontos mencionados durante a coletiva de imprensa foram a redução dos custos do frete e do tempo de espera dos caminhoneiros nos terminais portuários. De acordo com Cesar Borges, as medidas efetuadas “permitiram queda de 10% no valor do frete para o Porto de Santos, já que tempo de espera no local diminuiu”.

Os ministros também apresentaram vários planos, de infraestrutura e organizacionais, entre eles:

  • A finalização, em dois meses, de um novo acesso à margem esquerda do porto de Santos, que está sob tutela da iniciativa privada;
  • Implantar o projeto de automação do controle de entrada e saída de veículos;
  • Uso de etiquetas inteligentes;
  • Duplicação da via que liga Campinas a Santos, gerenciada pela América Latina Logística;

Outros Projeto

César Borges também mencionou outros projetos que vão ajudar no escoamento da safra brasileira. De acordo com o ministro, o escoamento da produção de soja de Mato Grosso será realizado pela calha norte, com destino ao porto de Vila do Conde, situado próximo à cidade de Miritituba (PA).

Além dos investimentos no transporte aquaviário, César Borges também citou os projetos para transporte rodoviário. Segundo o ministro, a BR 163, até Sinop, será duplicada e a duplicação da via de Sinop até Miritituba está sendo estudada. Borges também afirmou que no dia 22 serão inaugurados 850 km na rodovia norte-sul, que ligam a Palmas (TO) a Anápolis(GO).

Na manhã desta quarta-feira (7) o ministro-chefe da Secretaria de Portos participa do programa "Bom Dia, Ministro" para tratar sobre os investimentos do governo para escoamento da safra, programas de arrendamento portuário e dragagem.

A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 9h às 10h. O conteúdo também pode ser acompanhado aqui no Portal Brasil. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil".

Com Blog do Planalto

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!