Cidades & Região / Nova Andradina
Judoca do MS encerra jejum e leva o ouro no meio-leve dos Jogos Universitários
MS Notícias
Após duas participações nas Olimpíadas Universitárias e terminam com dois 5º lugares, em Fortaleza 2009 e Blumenau 2010, o judoca Hernando Amorim, do Mato Grosso do Sul, pôs fim ao seu jejum de medalhas na atual edição do evento estudantil. E foi da melhor maneira possível: com o título. Na tarde deste domingo, no Ginásio Municipal Rogê Ferreira, em Campinas (SP), ele derrotou quatro adversários na categoria meio-leve (até 66kg) e faturou o inédito ouro no torneio.
- Foi uma competição muito forte, melhor do que nos anos anteriores. Treinei muito para conquistar o título e consegui - comemorou o atleta, fã do campeão olímpico de judô Aurélio Miguel.
Amorim mostrou um cardápio variado de golpes desde o primeiro combate da disputa. Ele venceu Alan Simões, da Universo (RJ), com um wazari e um ippon. Depois, atropelou Denis Nagahama (UEM-PR) com dois yukos e dois wazaris, e ainda teve fôlego para aplicar ippons na semifinal e na disputa pela medalha de ouro. Na semi, passou por Kleber do Nascimento (Uniseuma-MA), enquanto na decisão, bateu o baiano Felipe Esteves, da FTC-BA.
Aos 23 anos, o atleta conta que só começou a praticar o esporte por causa de uma ex-namorada.
- Eu não conhecia o judô, mas quando tinha 14 anos namorava uma atleta e ia aos treinos dela para acompanhá-la. Gostei tanto que ela parou de lutar e eu continuei. Na verdade, comecei a treinar para a competição com apenas 17 anos e disputei o meu primeiro Campeonato Brasileiro em 2007. Foi na categoria júnior e fiquei com a medalha de bronze. Desde então, o judô mudou a minha vida.
Piauiense é campeão na categoria leve
Na decisão da categoria leve (até 73kg), o judô do Piauí voltou a mostrar força nas Olimpíadas Universitárias 2011. Depois do título conquistado por Francinaldo Segundo, na categoria pesado (acima de 100kg), foi a vez de Stanley Torres subir no alto do pódio. Estudante do Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI), ele derrotou o catarinense Afael Kons, da Univale (SC), com um wazari e imobilização.
Treinado por Abdias Queiroz Filho, técnico das seleções brasileiras de base Sub-17 e Sub-20, Torres chorou muito após a vitória e revelou que estava há duas semanas sem treinar, preocupado com a sua mãe, Socorro, que foi internada com problemas de saúde.
- Ela é a minha maior incentivadora. Torce muito por mim. Dedico essa vitória a ela e à minha faculdade, que sempre me ajuda. O Ceut tem um projeto chamado Aluno Atleta que incentiva os estudantes de acordo com seus resultados. Quem sabe não passo a ter bolsa integral? - diz o judoca, que tranqüiliza os amigos com a notícia de que sua mãe passa bem.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






