Com crônicas, alunos do IFMS retratam experiências do cotidiano no Jornal da Nova

A ideia do projeto surgiu da experiência em sala de aula, iniciada pela leitura e escrita dos textos

Glaucia Piovesan, Da Redação


A partir desta terça-feira (25), 180 alunos dos cursos de informática e agropecuária do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) Campus Nova Andradina, publicarão crônicas que retratam experiências do cotidiano no Jornal da Nova.

A iniciativa faz parte do projeto MatoCronistas do Sul, coordenado por três professoras de língua portuguesa Elizete Bernardes, Andreia Dias e Laryssa Naumann.

A ideia do projeto surgiu da experiência em sala de aula, iniciada pela leitura e escrita dos textos. Segundo conta a professora Elizete, o gênero crônica estava sendo trabalhado quando uma aluna sugeriu a publicação dos textos produzidos pelos próprios alunos.

“Cada vez que os alunos escreviam e depois fazíamos a leitura, era sempre um momento de prazer, pois sempre tiveram essa ânsia e o desejo de ouvir a história do outro. Então, como trata-se de um gênero que normalmente aparece em veículos jornalísticos, uma aluna sugeriu a publicação num site de notícias da região”, explica a docente.

Elizete Bernardes afirma ainda que muitas das histórias contadas nas crônicas são verdadeiras e foram presenciadas pelos alunos. As temáticas são as mais variadas possíveis, desde temáticas de comédia para provocar o riso do leitor, passando por questões culturais do Mato Grosso do Sul como falar do tereré e da primeira vez que um aluno montou num boi e foi ao rodeio; de amores que não deram certo, sobre um gesto de solidariedade num café, até assuntos mais dramáticos como a separação dos pais e a perda de um filho.

 _______

“Este espaço que o Jornal da Nova abre para terem esta leitura, tanto dos nossos alunos, quanto do público em geral, vai nos trazer esta experiência de viver o outro através da leitura”, frisa Elizete. 

 _______

Já o nome do projeto MatoCronistas do Sul, que também dará nome a coluna semanal publicada no Jornal da Nova foi criado por Pedro Godoy, aluno de informática. A oferta é imensa de crônicas, e a proposta é que semanalmente, sejam publicados dois textos, sendo o primeiro as terças e a segundo as quintas-feiras.

Na opinião da professora, a troca cultural é outro fator que motiva os alunos, pois a instituição recebe estudantes de diversas localidades do país que trazem suas vivências e experiências e isso, de maneira nenhuma, anula a nossa vivência no estado de MS e vice-versa.

“Queremos abrir este espaço das crônicas para que seja um espaço de diálogo, de heterogeneidades e temáticas diversas. É bem gratificante ver que os estudantes se motivam para a produção e apresentação do trabalho que fizeram. Agradeço aos alunos que estão nessas empreitada animados e as professoras Andreia e Laryssa pela parceria”, elenca.

A primeira crônica é de autoria do aluno Aaron Carvalho. O texto fala sobre um casal que se separou e embora compartilhem da mesma casa vivem em cômodos separados.  Aguardem!

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!