Dupla sertaneja de Nova Andradina conquista público com viola e música raiz

Dupla já chegou a fazer 12 shows por mês e viver só da música

Glaucia Piovesan, Da Redação


Eles foram registrados como Jeandro do Amaral de 22 anos e Luis Gustavo de 24 anos. Mas para os fãs eles são reconhecidos como Erick e Renato. Juntos desde maio de 2015, a dupla sertaneja, que é de Nova Andradina, foge dos hits que tem dominado as rádios nos últimos tempos. Eles fazem o estilo mais rústico e não abandonam a viola caipira, que tanto são apaixonados.

Nesta edição do Sexta Cultura, o Jornal da Nova traz um pouco da história desde dois rapazes com os pés no chão e uma vontade imensa de fazer aquilo que gostam: cantar.

Os dois tiveram uma trajetória musical semelhantes. Começaram a tomar gosto pela música na adolescência e nunca mais largaram a viola. Em comum também, ambos já viveram a experiência de formar uma dupla sertaneja, mas que acabaram não dando certo. E outra coincidência importante: eles têm o mesmo estilo musical e gostam do sertanejo raiz.

Conforme Erick, o nome da dupla Erick e Renato foi criada ainda em 2011, a qual tinha Erick (Jeandro) e seu antigo parceiro. “Nós chegamos a gravar um CD com 8 faixas gravadas, sendo 7 autorais, mas não chegamos a trabalhar este projeto”, declarou Erick.

Os novos parceiros contam que se conheceram por meio de outra dupla, Jorge e Willian. E logo de cara deu química. “O primeiro show foi inesquecível. Tocamos na festa da padroeira, em Batayporã. Surpreendeu. A gente estava ainda se entrosando, mas a receptividade foi muito bacana”, relembra.

A partir daí, Erick e Renato não pararam mais. Já tocaram nos bares, festas de peão, pubs e festas em todo Estado de Mato Grosso do Sul, no interior do Paraná e de São Paulo. “Já chegamos a fazer 12 shows por mês e viver só da música. Agora, devido à crise e ao nosso momento pessoal e profissional, fazemos 6 a 8 apresentações”, informa Renato, já que os dois têm outras profissões. Luis Gustavo é repórter e Jeandro trabalha numa empresa de engenharia.

Mas quem pensa que estão preocupados em estourar nas rádios e fazer sucesso na TV está enganado. Eles dizem sim que levam a carreira a sério, que gostam de ter o reconhecimento dos fãs, do carinho do público. No entanto, eles não perdem o sono pensando nisso. A preocupação da dupla é viver um dia após o outro, comendo pelas beiradas.

“A gente não faz tanta questão e não tem tanta preocupação com esse estilo comercial ao extremo que grande parte do público hoje está procurando.  A gente gosta mesmo é da música raiz, do sertanejo mais bruto. O nosso diferencial é a viola”, explica Renato, que é o violeiro do grupo e faz a segunda voz na dupla.  E Erick complementa: nos shows tocamos o sertanejo universitário, porque tem um público que quer ouvir, mas o nosso repertório mesmo é diferente”, dizem os sertanejos, que se inspiram em Tião Carreiro e Pardinho, João Carreiro, Jads e Jadson, entre outras duplas.

Uma das novidades é que uma música autoria de Erick e Renato deverá ser gravada por outra dupla. “Amiga da ex” é o nome da faixa. O contrato já está certo e, em breve, será gravada na voz de Zé Barreto e Fernando que, em breve, estarão em Nova Andradina”, ressaltou Renato em primeira mão ao Jornal da Nova.

Com a simplicidade e o jeito de quem viveu na fazenda e nutre uma paixão pelas canções sertanejas “das antigas” que sempre ouviu ao lado do pai, Erick fala do futuro: “As coisas sempre aconteceram de forma natural, mas muito rápido. Hoje, temos os pés no chão, um emprego fixo. Mas, a gente sempre faz tudo observando os detalhes. A gente não tenta copiar ninguém, criar uma identidade própria”, pontua Erick.

Renato caminha na mesma prosa: “A gente já tocou para três mil pessoas e para um casal, da mesma forma e com a mesma alegria. O que nos move é a paixão pela música, pela viola. Acho que estamos na contramão da maioria das duplas. Queremos seguir o caminho do novo. Fugir das tendências e das mesmices”, diz Renato. E Erick vai na mesma linha: Nós respeitamos quem gosta de sertanejo universitário, tocamos essas músicas nos nossos shows, mas queremos chamar a atenção com o sertanejo raiz, com a viola caipira. A gente faz as nossas versões e espera que a galera curta nossa música. Só isso”.

Quem quiser conhecer mais sobre Erick e Renato é só acessar:

Facebook: http://facebook.com/erickerenato

Instagram: https://www.instagram.com/erickerenato_oficial/

Contato para shows: (67) 99617-0940 / 99659-5433

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!