Lara Ferreira manda bem na produção de covers no You Tube

Com “Uncover”, músicas ganham uma nova roupagem e versões inusitadas na internet

Glaucia Piovesan, Da Redação


A sacada de um prédio, iluminação improvisada e a câmera ligada: este se tornou o palco para Lara Fernanda Ferreira e músicos independentes de Nova Andradina. A artista nova-andradinense criou a Uncover, uma banda que faz cover e inventa novas versões para canções e utiliza o You Tube para divulgar e conquistar um público ainda maior: a internet.

É a vida e o talento dessa jovem youtuber, de 22 anos, que a Sexta Cultura traz esta semana para os internautas leitores do Jornal da Nova

Quem conversa algum tempo com a estudante de sistemas de informação, Lara Fernanda percebe logo de cara que entende de música e produção de conteúdo. A sua mente fervilha de ideias, a música corre pelas veias e a tecnologia/internet é a sua grande aliada para colocar em prática seus projetos.

Multi-instrumentista, Lara toca violão, bateria e piano. O primeiro contato com a música foi aos nove anos, quando encontrou em casa um violão velho que estava encostado. “Eu coloquei linha de pesca e comecei a querer tocar. Meus presentes de criança sempre foram instrumentos musicais. Minha avó, quem me criou, diz que quando tinha três anos, encostei o ouvido no rádio, escutei um instrumental no piano e comecei a chorar”, relembra.

Lara Fernanda Ferreira – Foto: Glaucia Piovesan/Jornal da Nova

Aos 11, fazia parte do grupo de música da Igreja Batista Renovada e aos 17 já tocava profissionalmente na Oficina de Música do Rodolfo. Foi neste local, que conheceu o Projeto Vida e Voz, a Simone Du Porto, da Banda Squeeze e a Companhia de Teatro Corpo Cênico, todos projetos que abraçou e participa até hoje. 

A ideia do Uncover surgiu no final do ano de 2015. Muito ligada a internet, Lara passa suas horas livres vendo vídeos de bandas pelo You Tube e num desses dias teve vontade de criar seu próprio canal para fazer clips e invenções de músicas. “Eu gosto de pensar na produção do vídeo. O lugar onde gravar. Então, me reuni com os amigos Luiz Henrique Munhoz e Luiz Fernando Jacomaini, chamamos a Jéssica, que na época era a vocalista e eu. Fizemos dois clips, mas não divulgamos muito e o grupo acabou”.

Apesar da primeira tentativa ter sido frustrada, Lara não desanimou, pelo contrário, continuou procurando um jeito inovador de fazer cover, de aproveitar seu gosto diversificado pela música, de agregar ritmos e vozes. “Eu tenho vários amigos que cantam e ninguém nem sabe, ninguém conhece. Cada um com seu timbre de voz e preferências musicais. Foi aí que pensei vou juntar todos eles, para agradar todos os públicos e eu poderei fazer vídeos com os mais diversos tipos de música”, explica a musicista.

Durante gravação de clipe - Foto: Uncover/Divulgação

Aliás, o nome Uncover faz a analogia as palavras “um cover”. O termo na língua inglesa significa descobrir. Para a artista, foi realmente o momento em que descobriu o que queria fazer. Além disso, expressa exatamente o que o grupo se propõe a fazer: um cover.

A primeira música gravada pelo Uncover neste novo formato foi “Me espera”, de Sandy & Tiago Iorc, com as interpretações de Duda Selhorst & Bruno Simões, entre outros integrantes. Daí, não parou mais. A cada 15 dias novas versões de musicas são postadas no canal do You Tube e divulgada nas redes sociais e aplicativos de celular.  

Cada vídeo é estrelado por um músico diferente. A pegada do MPB está presente na maioria das criações de Lara e do grupo Uncover. Mas, tem versões de canção que misturam com o pop rock com o sertanejo, a música internacional com a nacional, enfim, misturas inusitadas e originais. O vídeo mais recente e que teve maior repercussão foi a mixagem das músicas Shape of You - Ed Sheeran e Acordando o Prédio, de Luan Santana. “As duas canções viraram uma. Com o arranjo da primeira, já fizemos a segunda. Ficou diferente e o pessoal aprovou”.

Músicos durante gravações - Foto: Uncover/Divulgação

Processo de criação e os planos

O processo de criação é todo de Lara.  “Eu penso numa canção, vejo quem no grupo tem o perfil para cantar, penso no lugar da cidade onde poderia ser gravado o clip, se é mais lenta ou mais rápida, que instrumento dá pra por. Na Oficina gravo os instrumentos e depois chamo para gravar a voz, percussão, até chegar naquilo que eu imaginava. Daí, vamos para os takes e a gravação do vídeo”, elenca a produtora. 

Atualmente, 12 músicos integram a banda. A maior dificuldade é uni-los que já muitos estudam ou trabalham fora do município. “Nossos ensaios são pelo skipe ou nos finais semana. Nos feriados e finais de semana só produzimos os vídeos”.

A nova aposta é conciliar o canal com a apresentação da banda em casamentos e outros eventos. “Pelo canal, buscamos interagir com o público, propor quadros diferentes e novas oportunidades na carreira”, analisa.

Mesmo com o baixo retorno e a necessidade de constantes investimentos, Lara pretende continuar com essa prática como uma profissão. “Você precisa plantar agora para colher frutos no futuro. A captação do vídeo e da imagem é terceirizada. Temos planos de investir em equipamentos e melhorar a qualidade dos vídeos. Por enquanto não tem lucro, só paixão”.

Lara Fernanda Ferreira – Foto: Uncover/Divulgação

Faz parte dos planos também a gravação de músicas autorais. Lara tem 10 músicas prontas. A ideia é ir gravando os vídeos e testando a recepção do público. A primeira música deve ser lançada no final deste ano.

Com tantos projetos e sonhos, a produtora de vídeos, cantora, autora de músicas, enfim, a multi-talentos Lara Fernanda Ferreira descarta abandonar suas raízes. “Cada projeto me agrega coisas boas para usar na banda Uncover. A oficina de teatro me ajuda na expressão corporal para melhorar as cenas dos vídeos, o Vida e Voz é a minha base e foi lá que conheci a maioria dos músicos que tocam comigo. A Esqueeze é a parte de se divertir. São músicos diferentes, que não fazem parte do meu cotidiano, mas a gente toca e se diverte trabalhando”, analisa de forma humorada pra encerrar:

“Quero crescer com o Uncover. A música é minha essência, ela é um lembrete de que sempre serei criança. Não no sentido de ser irresponsável, mas de acreditar no meu sonho. A internet é o canal para mostrar isso e fazer as pessoas sentirem o que estou sentindo. Quando faço um vídeo tem uma energia muito boa e quero passar isso para as pessoas. Antes eu sonhava sozinha, hoje somos 12. Nas escolas e nas ruas, as vezes, as pessoas conhecem. A gente recebe mensagens, cantam as músicas. Isso nos deixa muito felizes”.

Canal no You Tube: Uncover

Músicos do Uncover - Foto: Uncover/Divulgação

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!