Em prosas e versos, livro ''eterniza'' cultura nordestina em Nova Andradina

Filho de nordestinos e com livro recém-lançado, Ceará nasceu em Batayporã, mas reside atualmente na “Cidade Sorriso”

Da Redação


Em prosas e versos, o livro “Eis-me aqui” veio para “eternizar” a cultura e a influência dos nordestinos na formação da sociedade sul-mato-grossense, especialmente em Nova Andradina. Afinal, foi do Nordeste que migraram os primeiros moradores da “Cidade Sorriso”.

Autor do livro, Josenildo Nascimento, popularmente conhecido como Ceará, é filho de uma dessas histórias. “Desde criança eu já apresentava em teatros, sempre gostei dessa veia artística, até por que eu era muito ligado ao meu pai que era repentista, o velho Zequinha”, recorda.

Formado em Letras pela UEMS e funcionário efetivo da Câmara de Nova Andradina, o poeta releva que as primeiras obras vieram “por brincadeira”. “Não levava a sério, mas em 2004, quando meu pai faleceu, decidi colocar no papel, pois não tínhamos nenhum histórico, nada que comprovasse a obra dele”, relembra.

No dia da morte do pai, Ceará conta que escreveu um poema intitulado “Eu sou Zequinha, o José” e, partir daí, passou a colocar no papel toda a sua produção, junto com a decisão de escrever o livro, lançado recentemente em Nova Andradina, com o apoio de ex-professor de faculdade, Anailton Gama.

Além das páginas de “Eis-me aqui”, a obra de Josenildo pode ser conferida em apresentações, muitas delas em escolas e eventos culturais. “Tenho o Marcos Santi, que me acompanha na viola, e sempre que recebemos convites nos fazemos presentes”, completa o poeta nascido em Batayporã.

Lançamento do livro aconteceu há pouco mais de dois meses no anfiteatro da UEMS de Nova Andradina – Foto: Elaine Paes/Arquivo

Ainda sobre o livro, Ceará ressalta que destinou um exemplar para cada escola da rede municipal e que também tem buscado divulgar suas prosas e versos nas redes sociais, como forma de atrair a atenção do público. “Eu me sinto realizado, superou as expectativas”, discorre Josenildo ao avaliar a recepção do público.

Para quem quiser adquirir uma edição do livro “Eis-me aqui... Em Prosas e Versos”, basta fazer contato com o próprio poeta pelo Facebook (www.facebook.com/jceara) e/ou pelo WhatsApp, pelo número (67) 99903-5716.  

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!