Por unanimidade, aprovada proposta de Picarelli que cria sistema de emergência nos banheiros para deficientes

Da Redação


Por unanimidade, foi aprovado na Assembleia Legilastiva de Mato Grosso do Sul, o Projeto de lei do deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB), que dispõe sobre o sistema de emergência em banheiros para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.  O objetivo é oferecer  segurança aos usuários, em caso de acidentes e imprevistos  no local.

De acordo com a proposta, os alarmes terão de ser instalados conforme preceitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ao lado do assento sanitário, lavabo e box, a uma altura que permita o seu acionamento imediato. Os banheiros deverão ter uma placa contendo informações sobre a existência do alarme.

O deputado justifica que chegou ao seu conhecimento, um caso de uma pessoa com deficiência, que acabou passando mal no banheiro adaptado. O acompanhante que estava do lado de fora, notando a demora, resolveu entrar no local e o encontrou desmaiado.  "Se houvesse este sistema de alarme, assim que teve o incidente, ele iria acionar as pessoas para devida ajuda. Trata-se de medida extremamente simples, porém, de  importância imensurável para esses cidadoas tão especiais, que desesperam-se ao imaginar que podem sofrer um acidente ou ter um incidente, enquanto utilizam os sanitários."

O projeto agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja. Se aprovado, as  empresas e prédios com banheiros adaptados para pessoas com deficiência, terão que se adequar a estas novas medidas em até 180 dias, após a sua publicação.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!