Ação para os '16 Dias de Ativismo' inicia nesta quinta feira (24)

Assessoria


O Dia 25 de novembro foi definido como “Dia Internacional da não violência contra a mulher” no 1° encontro feminista Latino - Americano e do Caribe, realizado em 1981 em Bogotá, Colômbia. Esta data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal, assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. A partir de 1991 foi iniciada uma Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres.

E o Dia 6 de Dezembro ficou conhecido como o Dia do Massacre de Montreal- Canadá, em memória das 14 estudantes de engenharia que foram assassinadas em sala de aula por um homem enlouquecido, em 1989.  Elas tornaram-se um símbolo da trágica injustiça praticada por homens violentos contra as mulheres. Desde então vários homens e grupos de homens e de mulheres reuniram-se em torno da Campanha do Laço Branco para dizer que nem todos os homens cometem violência contra as mulheres.

No município o Lançamento da Campanha “16 dias pelo fim da violência contra as mulheres” iniciou no dia 03 a 21 de Novembro de 2011, com palestras sobre Violência Contra Mulheres com as mulheres no Programa Vale Renda, onde conseguiu atingir mais de 700 pessoas, no dia 24 haverá palestra com o mesmo tema com as pessoas que participa do Programa Hiperdia no distrito Nova Casa, porém o inicio da campanha acontecerá a partir do dia 25 de Novembro e as atividades continuarão até dia 10 de dezembro, conforme cronograma abaixo.

O objetivo desta campanha  é alertar aos jovens,  famílias, sobre a violência doméstica, seus efeitos maléficos para a família e a sociedade. E principalmente sobre a necessidade de se combater diariamente o comportamento violento de homens, que se utilizam da força física ou da dependência financeira para submeter suas companheiras, esposas, namoradas ou filhas a uma vida de humilhação e sofrimento.

Cronograma:

Data

24 de Novembro de 2011

Local

Salão da Igreja Casa Verde

Horário

08h00min

Ação

Palestra “Violência Domestica”  Público Usuários do Programa Hiperdia.

Data

25 de Novembro de 2011

Local

Radio Excelsior

Horário

07h20min

Ação

Entrevista “16 dias de Ativismo”

Data

25 de Novembro de 2011

Local

Espaço Lucia de Toledo (SEMEC)

Horário

19h30min

Ação

Sessão Solene de Lançamento da Campanha “16 Dias de Ativismo e Laço Branco”

Data

28 de Novembro de 2011

Local

Assentamento Santa Olga

Horário

19h30min

Ação

“Abertura do Curso Derivados Do Leite” e Palestra “Violência Doméstica” Em parceria com Sindicato Rural e SENAR

Data

30 de Novembro de 2011

Local

Câmara Municipal

Horário

19h30min

Ação

Palestra “Efetivação da Lei Maria da Penha” (Juíza da 3ª vara Civil Doutora Jaqueline Machado) e “Projeto de Responsabilização e Ressocialização do Homem” (Palestrante Técnica da Coordenaria Estadual Marcia) Público Alvo Acadêmicos da FINAN.

 

Data

01 de Dezembro de 2011

Local

Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade / Enfrente ao Supermercado Puga.

Horário

07h30min.  

Ação

Passeata DST, Vigilância Sanitária e “Fim da Violência Contra Mulher” em Parceria com SEMCIAS/CREAS.

Data

08 de Dezembro de 2011

Local

CRAS Irman Ribeiro Rua Alcides Menezes S/N

Horário

13h00min

Ação

Tarde da Beleza  - Público Alvo ASB Prefeitura /   em parceria SEMCIAS/CRAS

Data

09 de Dezembro de 2011

Local

CRAS Durval Andrade Filho, Rua Melvin Jones 1123

Horário

13h00min

Ação

Tarde da Beleza – Público Alvo Garis / em parceria com SEMCIAS/CRAS

Data

09 de Dezembro de 2011

Local

Anfiteatro da UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Horário

19h30min

Ação

Entrega premiação da Melhor Redação Tema “Violência Contra Mulher” / Projeto Educacional realizado pelo Rotary Clube Nova Andradina Centenário em parceria com Prefeitura Municipal e Subsecretaria de Projetos e Politicas Públicas para Mulher” Público Alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!