Secretaria de Saúde alerta sobre proliferação do mosquito Aedes aegypti em Batayporã

Ascom/PMB


A Secretaria de Saúde de Batayporã alerta a população para a necessidade de redobrar os cuidados e a atenção quanto a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus.

De acordo com o Departamento de Vigilância Entomológica, o mês de janeiro terminou com o registro de quatro casos notificados de dengue. A incidência de infestação do Aedes no município atingiu níveis preocupantes e em pelo menos três áreas da cidade foram detectadas a presença de larvas, sendo: a Vila Nídio Boffo, o Centro e a Vila Maria Gonçalves.

Com esse índice, as atenções da Secretaria de Saúde estão voltadas em ações diversas para conter a proliferação do mosquito. Para tanto, tem realizado bloqueios e controle de criadouros nas regiões com casos notificados, e mesmo sendo um serviço feito de forma rotineira, os Agentes de Saúde e de Endemias estão orientando e removendo os focos do Aedes aegypti.

A secretária da pasta, Marcela Leite, atribui o forte calor e a umidade do ambiente como os fatores que causaram o aumento da proliferação do mosquito. “As temperaturas elevadas e a incidência de chuvas, comum nesse período, são condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento do Aedes aegypti”, afirmou.

A Gestora reforça o lembrete que por mais que sejam feitos mutirões de limpeza, bloqueios, ações de casa em casa, orientação, é preciso muito que a população ajude e faça sua parte. “Apesar de os Agentes de Saúde e de Endemias realizarem visitas contínuas, o período chuvoso e a presença de objetos que possibilitem o acúmulo de água tornam o ambiente propício para o mosquito se reproduzir. Se todos tiverem consciência de seu papel, os benefícios serão sentidos em toda nossa comunidade”, completou.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!