Novo comandante da PM vai implantar policiamento escolar ainda neste mês

Nova Andradina terá ações policiais diferenciadas nas ruas, garante tenente-coronel Macedo

Luis Gustavo, Da Redação


O novo comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Andradina, tenente-coronel André Henrique de Deus Macedo, disse que ainda no mês de março será implantado o policiamento escolar na “Cidade Sorriso”. Ele concedeu entrevista ao Jornal da Nova nesta sexta-feira (1).

Segundo o comandante, nestes primeiros 15 dias ele está fazendo um diagnóstico para conhecer a estrutura, logística, entre outros serviços operacionais do batalhão.

“Estabeleci 15 dias para fazer esse reconhecimento, visitar as autoridades locais, conhecer nossa comunidade e após isso, já temos uma linha mestra, que são as estratégias a serem desenvolvidas dentro do campo de gestão das pessoas, nosso objetivo é verificar qual a situação atual do nosso efetivo. Não consigo prestar um serviço de qualidade se o meu efetivo não estiver satisfeito”, disse Macedo.

Tenente-coronel Macedo lembra que não é responsável apenas por Nova Andradina, mas também pelas cidades e distritos que abrange o Vale do Ivinhema, como Batayporã, Taquarussu, Angélica, Novo Horizonte do Sul e Ivinhema.

Segundo o novo comandante, ele tem o objetivo que é o desempenho operacional, colocar mais viaturas nas ruas e qualificar as patrulhas.


Policiamento escolar

“Vamos implantar o policiamento escolar, que é uma demanda da cidade e vejo como é importante, nos demais locais onde trabalhei sempre desenvolvi esse trabalho, porque a comunidade escolar é muito importante, ali estão nossas crianças e adolescentes e merecem atenção especial”, frisou.

Macedo quer implantar a viatura escolar já nos próximos 15 dias. E antes disso, quer estar fazendo planejamentos, localizando terrenos baldios próximos às escolas, locais que precisam de sinalização de trânsito, conversando com professores e diretores e realizar uma palestra com a comunidade escolar.

“Queremos fortalecer nosso pronto atendimento e se houver necessidade de atender ocorrências, já em andamento, nosso Tático também vai dar atenção as Rádio Patrulhas, que fazem esses primeiros atendimentos”, ressaltando que o trabalho policial será intensificado em todas as regiões.

Em Nova Andradina, segundo o comandante, haverá operações, tanto ostensivas, como de trânsitos e abordagens. “Procuraremos fazer um policiamento orientado com o problema, na realidade, precisamos saber o que a população quer para a comunidade, quais os problemas, essa é a Polícia Comunitária. Quero saber se temos conselhos de segurança dentro das comunidades”, destaca.

Continua: “A população precisa nos ajudar, pois a segurança pública é um direito, mas também uma responsabilidade. Precisamos falar com pais de crianças e adolescentes, às vezes focamos só no adolescente, mas não preocupamos em conversar com os pais, para que possam nos auxiliar no trabalho de prevenção”, explicou.

Confira abaixo os pontos que o comandante quer fazer em Nova Andradina e nas cidades que abrange o batalhão:

Análise criminal

Qual horário acontece a maioria dos crimes, qual o perfil da vítima, do local e do autor, para que a Rádio Patrulha possa fazer a prevenção onde foi mapeado.

Inteligência

É importante produzir conhecimento para poder decidir de uma forma mais segura.

Tecnologia da informação

Fazer um trabalho mais ágil, reduzir policiais fazendo função administrativa. Vídeo monitoramento – fazer ajustes, tornar mais veloz, ampliar imagens, etc. O delinquente sabendo que está sendo monitorado, inibe a ação dele. A gente trabalha em cima da "Vontade, oportunidade e certeza da impunidade" do criminoso. Dá pra trabalharmos a partir da oportunidade, através da prevenção.

Trânsito  

Procuro estabelecer um planejamento de trânsito, voltado para a prevenção, dentro disso, já temos várias regras dentro do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Temos que cobrar os itens básicos, como cinto de segurança, viseiras para motociclistas, entre outros. A prevenção ocorre junto a imprensa, autoescolas, escolas educacionais. A preocupação é com a redução de acidentes, através de fiscalização, em veículos e pessoas. 

Praças públicas

Estamos fazendo levantamento das viaturas, objetivo é colocar o máximo possível, sempre que trabalharmos com Rádio Patrulhas na área central, colocar também viaturas nas outras praças, de forma alternada, mesmo quando não acontece delito, mas a insegurança, por conta da iluminação pública ou algum terreno baldio que tenha próximo, isso também é detectado no mapeamento. Todo esse trabalho tem que ser feito em conjunto com a Prefeitura Municipal de cada município.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!