Polícia Civil desmantela entreposto para o tráfico de drogas em Nova Andradina e prende distribuidor

Ação aconteceu nesta sexta-feira (28), em Nova Andradina, Batayporã, Amandina e cidades de SP

Da Redação


A Polícia Civil de Nova Andradina desmantelou, um entreposto para o tráfico de drogas em Nova Andradina e prendeu o articulador identificado por Gabriel Henrique Souza Silva, de 23 anos, vulgo “Alemão” e sua companheira, Janaína Dantas de Freitas, de 32 anos.

Foram cumpridos mandados de prisão contra, Edilson Nascimento Leite, de 37 anos, vulgo "Nenê do PCC", que está preso por tráfico de drogas, Francyely da Silva Lopes, de 26 anos, Itamar Pinheiro Perez, de 30 anos, Leonardo Araújo da Silva Santos, de 22 anos, vulgo "Léo", Guilherme Bueno Xavier, de 24 anos, Lucas Valério Batista da Silva Orlandi, de 25 anos, vulgo "LK", José Antônio Pereira Dantas, de 18 anos, vulgo "Zezinho" e apreendido um adolescente de 17 anos.

Leia também

|Operação em Nova Andradina prende seis pessoas e encaminha dois adolescentes para Delegacia

|Operação conjunta entre MS e SP mira traficantes de Nova Andradina

Ao todo, segundo a polícia, foram cumpridos 22 mandados de prisão dos 25 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Poder Judiciário e as diligências, além de Nova Andradina, foram realizadas em Amandina distrito de Ivinhema, Batayporã de Dourados, e nas cidades paulistas em Rosana, Teodoro Sampaio, Presidente Prudente, Caiuá, Marília e São José dos Campos.

A Operação “Cérbero”, que visa o combate ao tráfico de drogas, envolveu policiais civis dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram 96 policiais civis e 32 viaturas.

 Operação em cidade do Estado de São Paulo - Foto: Polícia Civil MS-SP/Divulgação

Investigação

As investigações foram iniciadas pela Polícia Civil de Nova Andradina, por meio dos investigadores da SIG (Seção de Investigações Gerais), em novembro do ano passado, o que deu origem a Operação “Gênesis”.

Durante a “Gênesis”, descobriu-se uma associação criminosa que praticava tráfico de drogas em Nova Andradina e região, o que exigiu troca de informações entre as polícias dos dois Estados.

O avanço das investigações mostrou que os grupos agiam também em Rosana (SP), cidade a 85 km de Nova Andradina, onde a polícia já apurava o tráfico de entorpecentes.

O trabalho em conjunto das polícias desmantelou cinco associações criminosas que atuavam na venda de drogas e se dedicavam ao transporte interestadual de drogas.

Na apuração da polícia, foi descoberto que os suspeitos traficaram nos últimos meses aproximadamente 800 quilos de drogas de MS para SP e, para desmantelar os grupos, foi deflagrada uma nova operação, a "Cérbero", que reuniu todas as ordens judiciais em um só dia.

Segundo a Polícia Civil, as provas serão compartilhadas entre as unidades policiais envolvidas, a fim de se reforçar todo o arcabouço probatório já obtido.

Alemão

Alemão, segundo a polícia, recebia e distribuía a droga, em Nova Andradina e região do Estado de São Paulo - Foto: Polícia Civil Ms-SP/Divulgação

Segundo a polícia, Alemão recebia os entorpecentes que saiam de Dourados e chegava em Nova Andradina. Ao chegar na Cidade Sorriso, as cargas eram divididas e parte eram destinadas as cidades do Estado de São Paulo, por meio de veículos ou ônibus que fazem linha interestadual.

A outra parte da droga era fracionada, distribuída e vendida ao consumidor final, ou seja, aos usuários de drogas, em Nova Andradina.

Cérbero

Segundo a polícia, Cérbero, na mitologia grega, era um monstruoso cão de três cabeças. A denominação faz alusão ao fato de que a droga dessas associações para o tráfico era proveniente de Dourados, passava por Nova Andradina (onde era distribuída) e depois seguia para o Estado de São Paulo.

Suspeitos detidos na Delegacia de Nova Andradina - Foto: Polícia Civil MS-SP/Divulgação

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!