Fiéis lotam Cemitério de Nova Andradina e participam da Santa Missa neste Dia de Finados

O Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica, tradicionalmente no dia 2 de novembro

Luis Gustavo, Da Redação


Como nos anos anteriores, este feriado do Dia de Finados — 2 de novembro — reúne ao longo do dia, centenas de fiéis católicos nos Cemitérios dos países em que a data é celebrada, em reverência aos entes-queridos falecidos que deixaram saudades.


No Cemitério Municipal Santa Bárbara, em Nova Andradina, quem chegou cedo pôde prestigiar a Santa MIssa, solenizada às 7h pelo padre Itacir Gasparetto e às 9h30 pelo Padre Antônio. Às 18h haverá Missa nas comunidades Santa Terezinha e Nossa Senhora das Graças e às 19h30 na capela Santa Lúcia.


O feriado também é uma oportunidade para os comerciantes ambulantes faturarem um dinheiro extra com suas barracas ou até mesmo nos próprios veículos, com variedades de produtos, que vão desde velas e flores para enfeitar os túmulos até bebidas e alimentos.

Tradição Centenária

O Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro, desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passou a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!