• Paraíso17

Homem passa no ESF de Casa Verde e médico manda ficar isolado por 14 dias

O paciente segue isolado em casa e tomando remédios caseiros
Luis Gustavo, Da Redação / Imagens: Arquivo/PMNA
24/03/2020 09h00
ESF Nova Casa Verde / Imagens: Arquivo/PMNA

Morador de Nova Casa Verde — distrito a 56 quilômetros de Nova Andradina — está com sintomas semelhantes aos do novo coronavírus e foi orientado pelo médico a ficar isolado em casa por 14 dias.

 

Em contato com o Jornal da Nova, o homem, de 39 anos, relatou que teve contato com várias pessoas, dor de garganta, febre e falta de ar.

 

Uma ambulância levou o paciente até o ESF (Estratégia Saúde da Família) de Nova Casa Verde, onde ele aguardou o atendimento médico embaixo de uma árvore, usando luvas e máscara.

 

O médico que o atendeu, orientou a ficar em isolamento, sob atestado de 14 dias em casa e sem contato com os familiares, mas não coletou materiais para exame que comprovasse se o paciente estava de fato invectado com covid-19, alegando que tal exame só é feito quando os sintomas apresentam maior gravidade.

 

O paciente segue isolado em casa e da família e tomando remédios caseiros, a base de chás, para amenisar os sintomas. "A gente fica com o psicológico abalado, sem saber se é ou não coronavírus e se os familiares estão em perigo de contágio", desabafou.

 

Em contato com a Secretaria de Saúde, a reportagem foi informada que uma equipe da Saúde vai acompanhar e orientar o paciente sobre os cuidados que deve tomar, inicialmente o médico agiu corretamente em deixá-lo em isolamento e seguiu todo o protocolo do Ministério da Saúde.

 

Orientações do Ministério da Saúde

A pessoa infectada com o coronavírus pode transmitir o vírus enquanto apresentar sintomas respiratórios. Dessa forma, após ser avaliado pela equipe de saúde e se não houver necessidade de internação hospitalar, o doente deve permanecer em casa enquanto estiver com sintomas da doença, em isolamento domiciliar.  

 

Atualmente não existem vacinas contra nenhum dos coronavírus circulantes, incluindo o SARS-COV2 e não há tratamento específico.  

 

O isolamento é indicado para casos suspeitos ou confirmados? Sim, devem permanecer em isolamento (de contato ou respiratório) todos os pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus, tanto no hospital quanto em casa, pelo tempo recomendado pelo médico, e com acompanhamento regular. O isolamento pode ser mantido por até 14 dias, podendo ser reduzido ou estendido conforme orientação médica. Casos suspeitos que foram laboratorialmente descartados podem ser retirados do isolamento para a covid-19. Vale lembrar que síndromes gripais causadas por outros agentes também requerem cuidados com a transmissão e não dispensam a higienização das mãos.



Comunicar erro




VEJA MAIS