Comerciantes fazem carreata contra decreto do fechamento dos comércios em Nova Andradina

Manifestação foi organizada pelas redes sociais nesta sexta-feira (27)

Da Redação


Alguns comerciantes e um grupo do PSL (Partido Social Liberal) de Nova Andradina realizaram na manhã deste sábado (28), uma carreata em prol a reabertura do comércio na cidade, suspenso desde o início da semana, conforme decreto municipal. Ao todo, foram pouco mais de 22 veículos sendo que somente na Acina (Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina), tem mais de 400 associados.

O decreto foi assinado pelo prefeito Gilberto Garcia no último dia (24), e ordenou a suspensão do funcionamento do comércio, em razão do novo coronavírus.

Os comerciantes de Nova Andradina se organizaram nas redes sociais para saírem em carreata e pedir o fim da decisão. O Jornal da Nova apurou, que a Acina, tem sim interesse em abrir o comércio, mas não dessa forma, a força e sim no bom senso entre o poder público e os empresários, assim como a Sinconova (Sindicato do Comercio Varejista de Nova Andradina). 

Leia também

|Flexibilização do Comércio é anunciada pelo prefeito Gilberto Garcia

|Em carreata, comerciantes prometem ir às ruas pedindo fim do decreto de fechamento do comércio

|Quarentena: Comércio continuará fechado enquanto vigorar o decreto municipal  

O movimento ganhou ainda mais forças após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou em rede nacional que o comércio deve voltar ao funcionamento, mesmo em meio à pandemia, ou caso contrário, a economia nacional entraria em colapso. Decisão que vai contra as organizações de saúde, estados e a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Conforme o decreto municipal 2470/2020, no artigo 4º, inciso 1º, está suspenso realizações de eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizadas, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, shows, feiras, eventos científicos, passeatas, congressos, audiências pública.    

Comerciantes e simpatizantes do PSL que participaram da carreata - Foto: Luis Gustavo/Jornal da Nova

O Jornal da Nova apurou junto a pessoas que estiveram na carreata, se tinham alguma autorização do município ou do Estado, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para realização da carreata, ninguém soube informar.  

Em contato com o prefeito Gilberto Garcia, a reportagem obteve a informação de que desde ontem (27), uma equipe da Prefeitura Municipal está trabalhando para adotar medidas de flexibilização para a retomada da abertura do comércio de Nova Andradina. “A participação do MPE (Ministério Público Estadual) é fundamental nesta hora, pois também tem monitorado a pandemia na cidade”, disse o prefeito.  

Entre as medidas, é funcionar com o quadro de 30% dos funcionários, ter higienização na entra dos estabelecimentos e ainda trabalhar com portas fechadas com entrada de poucas pessoas, para não aglomerar dentro das lojas.  

Outra medida que pode ser adotada em Nova Andradina, é quem for a favor da abertura do comércio, assine um termo abrindo mão do respirador caso seja contaminado pelo covid-19 e os profissionais de saúde tenham que escolher “quem vai viver, quem vai morrer”.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!