Ciclista de Rancharia mira as Olimpíadas

Globo Esporte


Apesar das inúmeras conquistas no ciclismo nacional, Alan Valêncio Maniezzo de 30 anos, ainda quer mais. Natural de Rancharia, o multicampeão tem como meta principal participar da maior competição esportiva do mundo: as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Para isso, o ranchariense busca em sua história de superação o combustível necessário para driblar os adversários e conquistar uma vaga na equipe olímpica brasileira. De férias em sua cidade natal, o ciclista relembra o início da carreira, quando ainda trabalhava em uma casa de carnes, e cita o tio como o seu maior incentivador.

Especialista em provas de montanhas, Maniezzo fala como foi a sua primeira conquista no ciclismo e volta no tempo ao relatar que trabalhava em um açougue da cidade.

"Esse esporte maravilhoso entrou na minha vida por meio do meu tio Valdecir, que sempre competia em provas regionais. Ele me convidou para participar com os atletas de Rancharia e bastou ir uma vez para nunca mais sair. Na época, eu trabalhava em uma casa de carnes e mesmo assim comecei a disputar todas competições que apareciam".

Devido aos bons resultados alcançados nas provas regionais, o ciclista recebeu um convite irrecusável para se tornar um atleta profissional. Maniezzo faz questão de ressaltar a importância do técnico João Fernando D'Maio nesta época.

"Ele treinava a equipe de Assis (interior de São Paulo) e começou a acompanhar as minhas conquistas. Foi então que ele chegou em mim e falou para eu deixar de trabalhar e tentar me profissionalizar. Ele me fez entender que pelo fato de eu ser muito novo, se não desse certo eu poderia voltar a trabalhar. Acreditei no meu talento e nas palavras dele e consegui chegar até aqui. Fiquei por lá uns sete anos e depois apareceram outras grandes equipes na minha vida e novos desafios".

No início de 2012, o ranchariense deixou a equipe de Assis para se juntar ao time de Sorocaba, um dos melhores do país. Posteriormente, foi convidado para competir por Americana, onde ficou até o primeiro semestre deste ano. Atualmente, Maniezzo integra o grupo de ciclistas de Ribeirão Preto, considerado o melhor do ciclismo nacional nos últimos dois anos.

Após conquistar um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Resistência e figurar entre os melhores brasileiros nas tradicionais voltas de São Paulo e Rio de Janeiro, o atleta se diz satisfeito com sua atual temporada e fala do seu principal objetivo pessoal.

Quero obter ótimos resultados no próximo ano, mas não posso negar que o meu maior sonho é conquistar uma vaga entre os brasileiros que representarão o país nas Olimpíadas de 2016. Enquanto muitos ciclistas sonham em competir na Europa e conquistar grandes resultados, eu quero muito representar o meu país na maior competição esportiva do planeta. Vou treinar e trabalhar forte para estar lá.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!