Vídeo: Estiagem severa registra 26 ocorrências de incêndio em vegetação no mês de agosto em Nova Andradina

Ocorrências foram registradas em Nova Andradina e Batayporã

Da Redação


O mês de agosto ainda não terminou e Nova Andradina registrou até a data de ontem (25), 26 ocorrências de incêndio em vegetação. O número representa quase uma ocorrência por dia. Somente na quarta-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar de Nova Andradina atendeu seis ocorrências, somente em vegetação.

O Jornal da Nova apurou junto da corporação, os registros de quarta (25), um incêndio ocorreu na estrada da Fazenda Figueira, localizada na MS-473; um incêndio na região do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), nas proximidades da ponte de madeira Córrego Laranjal; dois incêndios na rodovia BR-267 no km 125 e 119 em Nova Casa Verde; na estrada boiadeira do bairro Argemiro Ortega e próximo ao Córrego do Esperança.

Já em Batayporã houve duas intervenções do Corpo de Bombeiros Militar, uma próximo do frigorífico e outra numa fazenda próxima do rio Baía.  

Segundo dados da corporação, de 1º de janeiro deste ano, até a data de hoje (26), foram registradas 78 ocorrências de incêndio em vegetação.

Vale lembrar que os dados se referem apenas ocorrências de incêndio em vegetação. Segundo dados oficiais, 90% dessas ocorrências são provocadas por ação humana.

 

A cena mais triste aconteceu em Ipezal, distrito de Angélica, onde duas pessoas foram a óbitos devido a inalação de fumaça que levaram a morte e queimaduras. Ao tentar atravessar o incêndio que ocorria na MS-145, trecho que liga Ipezal a Vila Pana em Nova Alvorada do Sul, dois homens morreram carbonizados. Eles foram identificados como Sílvio José dos Santos, de 47 anos, e Gustavo de Souza Martins, de 19 anos, ambos moradores em Deodápolis.

Os dois transitavam sentido Ipezal quando se depararam com o incêndio na vegetação, considerado de grandes proporções, 4 km antes de chegar no distrito e às margens da rodovia.

Na ocasião, os brigadistas combatiam o fogo e teriam orientado ao motorista para aguardar, só que ele não teria respeitado e seguiu viagem. Logo depois, ele furou o bloqueio, perdeu a visibilidade e caiu com o veículo em direção a margem. O fogo então tomou conta da picape e as vítimas inalaram fumaça e morreram queimadas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!