Capitão Vieira é transferido do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina

Comando Geral se posicionou dizendo que o policial precisa de novos ares

Da Redação


O capitão Nelson Vieira Tolotti, de 39 anos, foi transferido do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina. Sem justificativa, na última sexta-feira (3), foi “chutado pelas portas dos fundos” pelo comandante da unidade com sede em Nova Andradina.

A reportagem entrou em contato com o comandante local, mas não atendeu as ligações, o mesmo aconteceu com o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, sobre qual motivo que levou a transferência.

O Jornal da Nova apurou que o comandante local disse que não ter mais interesse na permanência do Oficial no 8º BPM. Hoje o capitão Vieira se apresenta em Dourados no CPA I (Comando de Policiamento de Área I), que destinará o seu futuro.

Procurado pela reportagem, capitão Vieira confirmou a transferência, mas preferiu não comentar os fatos no momento.

A reportagem também apurou que prefeitos e vereadores das cidades em que o Batalhão abrange estão marcando uma reunião com o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) Carlos Videira, para saber os motivos que levaram a transferência do policial, uma vez que os prefeitos elogiam o trabalho desenvolvido pelo capitão na região.

Capitão Vieira está na Polícia Militar há 18 anos e 12 deles no 8º Batalhão de Polícia Militar. A primeira passagem do militar em Nova Andradina foi em janeiro de 2012, ainda como aspirante a oficial, quando comandou a recém-criada Força Tática, um projeto idealizado e implantado pelo tenente-coronel Flávio Katumi, em parceira com o Conselho de Segurança do município. 

Em 2015, Vieira foi transferido para o Batalhão de Choque de Campo Grande, contudo, por conta do aumento nos índices de criminalidade em 2016 e 2017, sua volta foi requerida por diversas entidades e classes sociais. Ele regressou em junho de 2017, no comando do tenente-coronel Rodrigo Alex Potrich. 

Em sua segunda passagem, Vieira coordenou operações conjuntas com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), tais como as operações OiketicusLaissez-Faire e Paiol, culminando na prisão de diversas pessoas, como policiais militares, empresários e membros do PCC (Primeiro Comando da Capital).

No setor de Inteligência, na época, o capitão criou canais de denúncias para a sociedade participar da segurança pública, dentre eles o “Zap Denúncia” e o “Alerta Cidade”, além de combater o crime organizado, reduzindo em mais de 50% o número de crimes como roubo, furto e tráfico de drogas. 

Ao Jornal da Nova o comandante geral coronel Marcos Paulo disse que o capitão precisa de novos ares, pois está se promovendo a major. “Ele vai assumir uma missão maior, vai comandar uma Companhia Independente”, disse o coronel sem dizer a localidade.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!