CPI da Covid-19 arquiva denúncias contra município de Nova Andradina

MPE e TCE concluíram que Gilberto Garcia e os gestores da saúde e do HR cumpriram integralmente todas as recomendações dos órgãos de fiscalização

Cogecom


O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) e o TCE (Tribunal de Contas do Estado) arquivaram, às denúncias contra o município de Nova Andradina sobre irregularidades nas compras, licitações e outras ações de enfrentamento a covid-19.

Leia também

| Na mira da CPI: Nova Andradina ''derrapou'' em pesquisas de preços e convênio para manter leitos de UTI

| Em Batayporã, gestão passada pagou até dez vezes mais por álcool em gel, avental e faceshield

| Nova Andradina e Batayporã estão na mira da CPI por apresentarem irregularidades em ações de combate ao covid

 

O processo administrativo instaurado pelo MPE, em maio do ano passado, com o propósito de fiscalizar as ações e medidas executadas pelo diretor geral do Hospital Regional, Norberto Fabri, o secretário de saúde, Sérgio Maximiano e o prefeito Gilberto Garcia, para prevenção, controle e contenção de riscos de danos e agravos à saúde pública em decorrência do novo coronavírus, foi arquivado pelo Promotor de Justiça da Comarca de Nova Andradina, Paulo Henrique Mendonça de Feitas.

Conforme a decisão do MPE, a Gestão Municipal de Saúde demonstrou que cumpriu integralmente as recomendações dos órgãos de fiscalização. “Esgotadas as diligências, o órgão de execução do Ministério Público, (....) determinará o arquivamento do procedimento administrativo, mediante despacho fundamentado(...) dando ciência obrigatória do ato às partes interessadas”, diz trecho encaminhado de ofício encaminhado ao prefeito.

Isso significa que Nova Andradina atendeu todas as recomendações referentes a publicidade de gastos, contratações e aquisições realizadas com relação a máscaras descartáveis de TNT, máscaras cirúrgicas, avental, máscaras N95, entre outros itens, prazos contratuais, elaboração de um plano de contingência e de procedimentos formais de priorização do sistema de regime de preços, justificou todas as compras, entre outras medidas.

No tocante as investigações da Divisão de Fiscalização em Saúde do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Nova Andradina foi retirada da lista de municípios investigados pela CPI da Covid-19 do Senado Federal.

O prefeito Gilberto Garcia comentou as decisões. “Desde o começo da pandemia do novo coronavírus a Prefeitura de Nova Andradina sempre se pautou pelos princípios da transparência, proporcionalidade e legalidade na aplicação dos recursos destinados ao enfrentamento da doença. Estamos vencendo a Covid-19 e vamos continuar trabalhando. A nossa missão é salvar vidas”, declarou.

A população pode ter acesso às informações sobre as verbas recebidas da União e do Estado pelo município, bem como gastos e procedimentos administrativos através do site da Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!