Cidades & Região / Mato Grosso do Sul
Publicado regras para facilitar a abertura de pequenas empresas em MS
Da Redação
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta sexta (26), a Lei Complementar nº 197 que estabelece regras facilitadoras para abertura, administração e fechamento de microempresas e do Mei (Microempreendedor individual). As novas determinações entram em vigor a partir desta sexta-feira.
Com a lei, essas empresas terão o processo de abertura e fechamento simplificado, preferência nas aquisições de bens e serviços pelo Poder Público, incentivo à formalização de empreendimento e à inovação e ao associativismo. Além disso, será criado o FPME/MS (Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).
O órgão irá formular formular e coordenar a política estadual de desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, além de acompanhar e avaliar a regulamentação e implementação do Estatuto Nacional da empresas enquadradas na categoria.
O Fórum também será vinculado à Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) e composto por 15 membros representantes de vários órgãos de classe.
A abertura será simplificada, sendo que a Semac (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) vai estabelecer os procedimentos para o licenciamento para empreendimentos de baixo impacto ambiental. Também fica dispensado o reconhecimento de firmas em cartório na apresentação de documentos para a abertura, alteração, fechamento ou baixa de empresas, quando assinado perante ao servidor público.
A Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul) pode implementar a redução das taxas relativas à emissão de certidão que indique o enquadramento da empresa. Para garantir a simplificação, será feita a instalação do Portal do Empreendedor, criada a Sala do Empreendedor e a Central Virtual de Atendimento ao Licenciamento estadual.
O governo do Estado e a prefeitura também poderão reservar parte do orçamento para estimular o crédito e à capitalização do empreendedores. Também serão criadas linhas de crédito específicas para essas empresas.
Com Campo Grande News
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






