Como melhorar a relação entre escola e trabalho

Como a comunicação entre pais e escola deve ser para auxiliar os alunos no retorno às aulas

Da Redação


A relação entre família e escola tem se tornado algo muito importante nesse período de pandemia. Os pais estão a cada dia mais buscando alternativas de como conciliar a educação que é feita em casa, alinhada aos estudos da criança dentro da escola, sem prejudicá-la no aprendizado.

Essa relação deve ser bem definida, pois, se algo der errado no meio do caminho, a maior prejudicada será a criança. A aliança entre escola e família trará ao aluno benefícios na educação e no desenvolvimento, pois irá mantê-lo engajado nos estudos e com responsabilidade nas ações.

Mas, afinal, como trabalhar a boa relação entre escola e família? O primeiro passo que muitos afirmam é que os pais precisam entender que a educação moral deve ser priorizada em casa, e não na escola. O aluno precisa entender que possui responsabilidades na aprendizagem, como tirar notas, se comportar, mas sem deixar de ser criança.

Buscar o diálogo sempre é a melhor opção, pois a obrigação principal de educar é dos pais. Claro que a escola exerce um papel importante e com alguns ensinamentos, e essa relação entre escola e família pode ser ainda melhor.

Listamos aqui algumas dicas para estabelecer um diálogo efetivo entre os dois.

Acolhimento e segurança 

O acolhimento é um ótimo passo para uma boa relação entre as partes, pois os pais se sentirão seguros ao deixar os filhos na escola. Estabeleça uma relação de amizade, realizando rodas de conversas, demonstrando empatia com questões trazidas pela família. O importante é que a escola esteja preparada para receber os pais que estão cheios de dúvidas e anseios a respeito das aulas presenciais.

Feedback mais ativo sobre o aluno 

Para manter uma boa relação, é necessário que os pais confiem na escola; portanto, realizar feedbacks do aluno é uma boa forma de melhorar a relação. Esse feedback demonstra uma atenção especial, na qual os pais sentem que seus filhos possuem uma importância, e não são só um número.

Informar sobre procedimentos na escola

Deixar os pais a par de todos os procedimentos relacionados à escola, principalmente relacionados à pandemia, trará uma confiança maior dos pais com a escola. A relação entre essas partes deve ser baseada em muita comunicação, seja nos protocolos de saúde, como nas coisas a respeito do conteúdo do material didático de educação infantil. A tecnologia nesse caso deve ser peça fundamental, pois deixará mais fácil a relação.

Utilizar a internet para estimular a interatividade também é um grande aliado para a confiança da escola com os pais, pois mostrará que a escola busca o bem-estar da criança, além da educação. O importante é deixar bem claro para os pais que os filhos possuem atenção máxima e serão acolhidos em todos os âmbitos. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!