Pesquisa de satisfação: por que a opinião do cliente é a mais importante

Entenda como tornar a pesquisa de satisfação em uma estratégia eficiente para o seu hotel

Da Redação


Saber a opinião do cliente é fundamental para qualquer empreendimento. Afinal, é por meio de um monitoramento da jornada que se percebe se o negócio vai bem ou não – e quais são os pontos a mudar quando geram qualquer tipo de fricção com o consumidor.

 

No setor hoteleiro, esse impacto é ainda maior: saber a opinião do cliente é a principal maneira de entender se a acomodação, atendimento e periféricos estão funcionando bem. A cadeia toda do segmento gira em torno do consumidor; portanto, entender quais são seus anseios, problemas e necessidades acaba sendo essencial para que o hotel continue prosperando. E a máxima para essa categoria também é muito clara: um cliente que não se sentir satisfeito não retornará ou indicará o espaço a mais ninguém.

 

Assim, uma das maneiras de medir o sentimento do hóspede de forma honesta é por meio de uma pesquisa de satisfação, que pode ser feita tanto no hotel, quanto de forma remota, e ajuda a rede a entender quais são os pontos de atenção e atrativos.

 

O que é a pesquisa de satisfação?

Como o próprio nome já sugere, a pesquisa de satisfação indica ao hotel o quanto o consumidor ficou satisfeito com a estadia no espaço. Ela compreende a avaliação de uma série de detalhes sobre o atendimento, ambiente, entre outros, para ter acesso à opinião sincera por parte do cliente.

 

A pesquisa é, portanto, uma grande amostragem de dados que podem não apenas diminuir as fricções com futuros consumidores, como também orientar ações de marketing – em especial, com base nas respostas que evidenciam alguma parte específica do ambiente – e abrir espaço para a criatividade.

 

A maior parte do setor hoteleiro costuma fazer pesquisas impressas, que ficam dispostas em vários ambientes do hotel. No entanto, com a digitalização, ficou mais comum que essa pesquisa seja respondida por WhatsApp, formulário digital ou e-mail na hora do check-out.

 

O que a pesquisa deve conter?

A parte mais importante de uma boa pesquisa de satisfação é a formulação das perguntas. É necessário que elas compreendam a maior parte dos detalhes do hotel de forma muito clara, para que o hóspede não fique em dúvida. Assim, as questões devem ser objetivas e respeitosas.

 

Outro ponto a ser destacado é o tamanho do formulário: pesquisas muito grandes normalmente não são respondidas. Inovar na maneira de aplicar a pesquisa e resumir os questionamentos em poucas perguntas é uma maneira mais garantida de se obter a opinião do cliente.

 

Vale destacar que nem toda pergunta precisa ficar inserida no formulário após o check-out. Totens interativos podem ajudar a entender a opinião do hóspede, que pode opinar – mesmo de dentro das instalações – se prefere um piso vinílico, de porcelanato ou de madeira, por exemplo. O mesmo vale para áreas da piscina e café da manhã.

 

Além disso, uma estratégia para obter os resultados da pesquisa é oferecer algo em troca. Pode ser desde desconto para uma próxima estadia até mesmo brindes exclusivos. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!