Casa nova: o que considerar antes de decorar e mobiliar os ambientes?

As possibilidades são tantas que é normal ficar um pouco perdido

Da Redação


Você acabou de comprar uma casa nova? Parabéns! Depois de muita procura e de fechar o negócio, é chegada a hora de decorar e mobiliar o lugar que você escolheu para chamar de lar. As dúvidas são muitas nesse momento: que estilo de decoração escolher? Que móveis comprar? As possibilidades são tantas que é normal ficar um pouco perdido. Por isso, as dicas a seguir vão ajudá-lo a tomar decisões acertadas para deixar a sua casa nova charmosa e aconchegante.

  1. Defina o tipo de decoração

Antes de escolher móveis, iluminação, revestimentos, cores, etc., faça um balanço do tipo de decoração que pretende ter na sua casa nova: rústica, contemporânea, industrial, retrô, minimalista... Não faltam opções! Apenas a partir dessa decisão você conseguirá definir os materiais com os quais irá trabalhar, os móveis que irá comprar, as cores certas para os cômodos... Para se projetar o melhor possível, comece por definir o estilo de decoração.

  1. Iluminação é tudo!

Hoje, a iluminação desempenha um papel importantíssimo na decoração de uma casa. Às vezes, traz calor; às vezes, frieza; um ambiente aconchegante aqui, um ambiente rústico ali... Rege o ambiente dentro de uma casa. O mercado está cheio de opções: luminárias pendentes, spots, arandelas, balizadores… Luz quente, luz fria, assim como a luz natural, que pode entrar por grandes janelas e portas. 

  1. O que fazer com as paredes?

Para a decoração da sua casa nova, as paredes certamente não devem ser negligenciadas. São muitos os pontos a considerar: texturas, cores, revestimentos… A escolha de qualquer desses elementos deve ser feita de acordo com o destino do cômodo e a atmosfera que se quer criar ali. O branco é uma cor curinga, e vai muito bem na decoração minimalista, já as cores escuras são próprias do estilo industrial, e há opções para todos os gostos! Ah, não se esqueça das janelas e dos diferentes tipos de cortinas.

  1. Cuidado onde pisa

Cerâmica, porcelanato, laminado… As opções de revestimento de piso são muitas. Para fazer a melhor escolha, considere vários aspectos como durabilidade, manutenção e design. Disponíveis em vários padrões e cores, os azulejos adaptam-se a todos os estilos de decoração, e não requerem nenhuma manutenção particular. De fácil instalação e com bom isolamento acústico e térmico, os materiais de PVC, como o vinil, também são uma alternativa interessante.

Considerando esses quatro pontos, você vai conseguir tomar as melhores decisões para mobiliar e decorar a sua casa. Uma última dica é aproveitar móveis antigos, que podem ser transportados no bagageiro de teto do carro. Alguns móveis podem, inclusive, ser reformados de acordo com o novo estilo de décor.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!