Advogado de Anaurilândia luta por juiz titular e celeridade no trâmite dos processos

Da Redação


O Fórum da Comarca de Anaurilândia está sem juiz há mais de um ano e o problema traz uma série de prejuízos para a advocacia local. Além dos advogados, a população sofre com a escassez quando necessita recorrer ao Poder Judiciário em busca dos seus direitos.

Segundo o advogado Paulo César Vieira, há mais de um ano a Comarca de Anaurilândia está sem juiz titular. A Comarca esporadicamente, conta com a presença de um juiz substituto que, apesar da boa vontade, não consegue realizar o trabalho da maneira mais adequada. Além de tudo, o Fórum não tem servidores suficientes para a demanda dos serviços. Os servidores mais antigos foram aposentados e/ou transferidos, e até o momento, nenhum servidor foi contratado ou transferido para Comarca daquela cidade, deixando assim o Fórum numa situação quase que inoperante.

"Não desmerecemos em momento algum o trabalho do juiz substituto, mas é muito difícil dar conta de toda essa demanda. Entendemos que cada Comarca tem que ter o seu juiz titular para que o magistrado construa uma identidade com aquela cidade, tanto é que o juiz é obrigado a morar na comarca", disse o advogado.

Paulo César destacou que é um compromisso da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Mato grosso do Sul em apoiar a advocacia do interior e que esse trabalho tem sido feito de forma incessante por todos os elos que compõem a gestão. "Estamos juntos nessa luta e a força da jovem advocacia tem sido fundamental nesse processo”, destacou.

“Sem juiz não há justiça e sem servidores suficientes para agilizar os tramites dos processos, que é o acontece na Comarca desde o mês de setembro de 2021, causando com isso, injustiças e prejuízos aos clientes, não somente deles, mas de todos que entram com demandas na justiça em Anaurilândia”, frisou Paulo César.

O advogado afirma que tem protocolado diversos requerimentos, na OAB-MS, Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, Câmara Federal em Brasília, através do deputado federal Dagoberto Nogueira, entre outros e está no aguardo de resposta que venha no encontro de solucionar o problema.

“Cada comarca tem que ter o seu juiz titular”, finaliza o advogado Paulo César.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!