5 objetos indispensáveis para uma casa futurista

Conheça os principais produtos que hoje fazem parte de uma casa do futuro

Da Redação


Quem já assistiu o clássico desenho “Os Jetsons” já deve estar familiarizado com o conceito de casa do futuro. A família, que vive no ano de 2062, possui uma casa totalmente automatizada: câmeras, carros voadores, um robô faxineira, dispositivos de conferência, teletransporte, entre outros recursos. E um fato interessante é que, embora esse fosse um desenho animado feito para crianças, o seu conceito ajudou e estimulou grandes mentes, que se empenharam em transformar o nosso cotidiano o mais próximo daquele visto no cartoon, lançado em 1962.

Dentre os vários conceitos usados no desenho, está a automação residencial. Assim, muito daquilo que foi idealizado hoje existe, e está disponível no mercado, para que as casas modernas também sejam tão automatizadas quanto a dos Jetsons. Separamos algumas delas. Confira:

Lâmpada inteligente

As lâmpadas inteligentes são aquelas que controlam a iluminação por comando de voz, seja Google Assistente, Alexa ou Siri, e permitem que o usuário personalize a sua residência utilizando cores quentes ou frias, além de 16 milhões de combinações de cores, graças ao seu sistema LED RGB. Outro aspecto inovador é a possibilidade de programação das luzes para determinados horários, com intensidade variável para melhor ajuste aos olhos do usuário. 

Vale destacar que, pelo fato de usarem iluminação LED, essas lâmpadas também são extremamente econômicas.

Geladeira integrada

Eis um questionamento que temos todo dia: o que tem na geladeira? Para evitar o deslocamento até a cozinha e abrir a geladeira – o que, inclusive, aumenta o gasto de energia em casa –, as grandes marcas de refrigeradores inventaram aparelhos que são conectados à internet e que possuem câmeras internas. Ao acessar o aplicativo da geladeira pelo celular, é possível saber todo o seu conteúdo e, inclusive, elencar produtos em falta para a próxima compra.

Smart speakers

Com muitos aparelhos e aplicativos controlados por celulares ou tablets, é fácil de se perder ou deixar de acessar todo o potencial da sua casa inteligente. Assim, o ideal é utilizar um Hub Central – normalmente, um alto-falante – como o “centro de comando” da casa inteligente. 

Esses speakers podem ser conectados às assistentes virtuais e captar os pedidos dos usuários. Há também smart speakers com tela, o que pode ajudar no gerenciamento de todos os aparelhos.

Monitores touch screen

Da mesma forma que o Hub Central, os monitores touch screen podem ser conectados via Wi-Fi a um computador remoto e usados para o gerenciamento de outras atividades dos usuários. Muitos possuem a função MultiTask, que permite que o aparelho possa monitorar as câmeras da casa. Eles também possuem outros recursos, como lista de compras, monitoramento de fundos de investimento, acesso ao clima, calendário e calculadora.

Smart Car

Os veículos inteligentes, além de diminuírem o impacto ambiental, são munidos de uma série de inovações que com certeza fazem parte da casa do futuro. Alguns desses carros podem fazer diagnósticos de seu funcionamento e já pré-ordenarem peças de reposição, ficando à espera apenas da autorização do usuário. Outros já possuem a tecnologia de estacionar sozinhos, de preaquecer os bancos em determinado horário antes de seu dono sair para o trabalho, entre outras tecnologias. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!