Relatório da Sejusp aponta Dourados como uma das referências em Segurança Pública no MS

As unidades da Policia Militar de Dourados, 3º Batalhão e 9ª Companhia Independente, obtiveram 8 pontos positivos e 4 pontos negativos nas análises

Da Redação


Dados estatísticos colhidos entres os meses de janeiro e maio de 2022, comparados ao mesmo período do ano de 2021, apontam a região de Dourados como a mais segura e com o melhor desempenho nos 12 itens analisados no relatório da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Os dados são do Núcleo de Estatística e Analise Criminal da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Crimes de roubo tiveram queda de 16% e os de furto em residência de 36%. Já os crimes de homicídio tiveram queda de 14% no período analisado pela Sejusp.

As unidades da Policia Militar de Dourados, 3º Batalhão e 9ª Companhia Independente, obtiveram 8 pontos positivos e 4 pontos negativos nas análises feitas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, colocando a ações das unidades como as mais efetivas.

Com uma linha de comando voltada para ações operacionais, privilegiando sempre o setor que trabalha diariamente com o público e a comunidade, que é o serviço de rádio patrulhamento, as unidades da PM de Dourados, juntamente com ações dinâmicas do CPA-1 (Comando de Policiamento da Área -1), e a integração com as demais forças de segurança da cidade,  tem obtido resultados bastante expressivos na redução da incidência criminal e no aumento da sensação de segurança pública, alcançando nas análises da Sejusp sempre posições de destaque.

Os comandos das unidades de Dourados trabalham conjuntamente para que a incidência criminal continue em queda, contribuindo para que a cidade desponte, não somente como polo regional de saúde e educação, mas também em segurança, sendo reconhecida por toda a comunidade.

 O tenente-coronel PM Helbert Davyson Romeiro de Souza - Foto: Polícia Militar/Divulgação

É importante salientar que o 3º Batalhão da PM é a única unidade no Brasil que mantem um Patrulhamento Comunitário diário e integrado a comunidade indígena local.

Boa parte da incidência criminal, até mesmo pelas dimensões geográficas e das particularidades da Aldeia Indígena de Dourados, advinham daquela localidade, sendo que com a ação comunitária da PM no local, os números tem reduzido e a integração com a comunidade aumentado, garantindo também a melhoria na sensação de segurança pública sentida pela comunidade indígena de Dourados.

Alguns pontos ainda necessitam ser melhorados, mas com o empenho tanto do Governo do Estado, do comando Geral da PMMS e da Sejusp, garantindo a logística necessária para as ações ostensiva e preventivas da Policia Militar em Dourados, números sazonais podem ser melhorados e garantir a tranquilidade do cidadão douradense.

Para o comandante do 3º Batalhão da PM de Dourados, tenente-coronel PM Helbert Davyson Romeiro de Souza, a qualidade e o comprometimento de seus policiais, somadas as ações que garantem a logística da unidade e a gestão do comando operacional podem garantir ainda mais melhoras até o final do ano.

“Graças ao comprometimento de nosso efetivo, somados a ações que garantem a manutenção do serviço operacional ativo e trabalhando “full” em tempo integral, os números apresentados pela Sejusp, salvo a sazonalidades, tendem a melhorar até o final do ano, garantindo paz e tranquilidade a comunidade douradense”, concluiu o comandante do 3º Batalhão da PM.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!