Como trazer memórias afetivas através da decoração

Você sabia que, ao utilizar objetos pessoais, é possível criar um ambiente acolhedor e cheio de histórias?

Da Redação


A decoração afetiva nada mais é que produzir um ambiente aconchegante, com lembranças positivas provenientes de objetos pessoais, que possam contar histórias e recarregar as energias após um dia cansativo de trabalho, por exemplo. Nesse conceito, objetos, luzes, móveis, adornos e cores devem aumentar a sensação de pertencimento ao lar. Neste texto, daremos dicas para montar esses ambientes, sem custo algum:

Determine a identidade do seu ambiente

Antes de começar esse processo, é necessário olhar ao seu redor e identificar o que te traz felicidade e o que faz sentido ou não estar presente no seu ambiente. Parece bobo, mas essa análise fará toda a diferença no resultado final. Neste momento, pensar em tudo o que passou na vida e em objetos que despertam essas memórias pode ajudar a definir a identidade do seu ambiente.

Escolha peças com significado especial

Chegou a hora de escolher os objetos que farão parte da sua decoração, e nessa hora, vale tudo! Seja um item comprado em uma viagem, um desenho ou uma carta de uma pessoa especial, fotos ou cartões-postais. Trabalhe com criatividade! Qualquer item que remete a momentos especiais pode tornar-se decoração. Com uma esmerilhadeira, tintas e outras ferramentas, ainda é possível reformar ou transformar móveis e objetos que não lhe cabem mais.

Definir o espaço

Nesta etapa, é essencial escolher o local onde os objetos escolhidos na etapa anterior ficarão. Escolha com sabedoria para não comprometer a circulação da casa. Que tal fazer uma parede inteira só com esses objetos especiais? Seja na sala, quarto, escritório ou corredores de passagem, o importante é ficar com sua carinha. 

Iluminação intensifica o sentimento

A iluminação pode ser utilizada a seu favor e os mais diversos sentimentos ao enfatizar esses elementos da decoração. Você pode utilizar luz direta, ou investir em iluminação difusa, que gera maior conforto visual, tanto para si quanto para futuras visitas.

Cores e plantas podem ajudar

As plantas podem criar todo esse aconchego que estamos buscando para o nosso lar, além de deixar o ambiente mais fresco e arejado. Para criar esse espaço, é legal brincar com as cores, tanto de outros objetos do ambiente como de móveis e paredes. 

Com essas dicas, já é possível montar algo que possa satisfazer tanto as suas memórias quanto as de quem mora junto de você. Se sentir alguma dificuldade no processo, o ideal é buscar o auxílio de um arquiteto, que possui todos os recursos necessários para colocar a sua carinha no seu lar.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!