Psicóloga lança livro para ajudar a melhorar a relação entre pais e filhos

Iraci Leal trabalha com adultos e crianças e reúne em nova obra conhecimento e experiência acumulados durante 34 anos
Raquel de Souza / Imagens: Raquel de Souza
03/08/2022 17h00

O relacionamento entre pais e filhos encontra muitos desafios, situação que, em alguns casos, acabou se agravando com o isolamento provocado pela pandemia. Observando esse quadro, a psicóloga Iraci Leal Perez decidiu compartilhar no livro “Pais Resolvidos, Filhos Bem-Sucedidos” um pouco do que aprendeu nos 34 anos de experiência trabalhando com adultos e crianças. A obra será lançada neste sábado (6), das 16h às 19h, na cafeteria Duckbill. “Já faz um tempo que as pessoas me cobram uma coisa informal, menos técnica, baseada na minha experiência com os atendimentos”, explica a autora.

 

Esse conhecimento acumulado nos atendimentos a fez identificar que, na maioria dos casos, a origem dos problemas de crianças e adolescentes começa em casa, no relacionamento com os pais. “Por isso me veio a ideia de escrever sobre e para esses pais, mostrando a diferença de um lar onde a criança e o adolescente se desenvolvem de maneira saudável”, detalha Iraci. O público-alvo do livro, além de pais e tutores, se estende para professores, psicólogos, terapeutas, líderes religiosos e outros profissionais que trabalham com crianças e jovens.

 

Além da formação em Psicologia, Iraci é formada em Teologia e busca aliar, de maneira ética e respeitosa, os conhecimentos adquiridos nas duas áreas. Ela é pós-graduada, possui vários cursos específicos na área da infância e adolescência e acredita que é fundamental um alinhamento entre três áreas da vida: corpo, mente e espírito, independentemente da crença. Para a psicóloga, esse momento de pós-pandemia trouxe as questões de saúde mental ainda mais para a pauta. “Muitas famílias foram se conhecer de verdade durante a pandemia. Vivemos um tempo em que os pais não têm tempo e acabam terceirizando o cuidado, e as crianças sentem isso. Quando falo de pais resolvidos, trata-se de buscar ajuda e identificar suas questões para tratar e resolver, senão isso afeta o relacionamento da família e com os filhos”, completa.

 

Iraci acredita também que é importante que os pais se atualizem e respeitem as preferências dos filhos. “A família tem que se reavaliar e aprender como lidar com nossas crianças e adolescentes, que não são os mesmos de antigamente. A evolução é muito grande, e os pais têm que estar acompanhando, por meio de leituras, de busca de conhecimento, para compreender as músicas, as bandas, os filmes que os filhos gostam, porque às vezes os pais não têm muita tolerância e isso acaba isolando os filhos”, exemplifica. A terapeuta atende, por meio da internet, famílias no Japão, nos Estados Unidos, na Irlanda e até na Nova Zelândia. “Muda a localização e os nomes, mas muitos contextos são os mesmos”, garante.

 

No entanto, ela diz que nunca é tarde para buscar restaurar o relacionamento familiar. “Tenho alguns casos de jovens já cursando faculdade nos quais os pais estão revendo a maneira de lidar com esses filhos e agora estão aprendendo que é diferente, então todo tempo é válido, mesmo pais com filhos maiores podem usufruir desse conhecimento”, finaliza.

 

Serviço

O livro “Pais Resolvidos, Filhos Bem-Sucedidos”, de autoria de Iraci Leal Perez, publicado pela Life Editora, será lançado neste sábado, dia 6 de agosto, na cafeteria Duckbill (Rua Nortelândia, 613 – Santa Fé – Campo Grande), das 16h às 19h. A entrada é gratuita e o livro será vendido por R$ 40,00.



Comunicar erro




VEJA MAIS